Do mundo para Gaza, milhares de cartões eSIM doados furam bloqueios de telecomunicações

Uma jovem escritora egípcia lançou a campanha “Connecting Gaza” nas redes sociais e ajudou milhares de palestinianos a aceder à rede telefónica e de Internet, mesmo durante apagões.

Foto
Jovem palestiniana num abrigo improvisado para deslocados internos, em Rafah, na fronteira com o Egipto Reuters/SALEH SALEM
Ouça este artigo
00:00
04:49

Água, comida, medicamentos, combustível, electricidade: a lista é longa. Entre todos os bens e serviços essenciais que faltam em Gaza, o acesso à rede de telecomunicações não é secundário. É, por vezes, vital, tanto para serviços de saúde e de emergência e equipas de apoio humanitário, como para a população em geral. Face aos apagões que afectam o enclave palestiniano desde 7 de Outubro, a escritora egípcia Mirna El Helbawi quis "ligar Gaza" e encontrou uma solução para a qual qualquer um pode contribuir.

Graças a Mirna, 31 anos, e a uma equipa de voluntários e a doadores de todo o mundo, já chegaram a Gaza mais de 150 mil cartões eSIM com serviço de roaming, que permitem ligações à rede telefónica e de Internet egípcia ou israelita, mesmo durante um bloqueio de telecomunicações, ou como forma de contornar os danos provocados pela guerra nas infra-estruturas de comunicações.

A ideia nasceu nas redes sociais, por sugestão de um dos seguidores de Mirna no Instagram. “Sem rede, não temos voz”, afirma a escritora e jornalista de 31 anos, ao recordar o apagão de 27 de Outubro do ano passado, quando as Forças de Defesa de Israel se preparavam para iniciar a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. “Foi aterrador. Estávamos a acompanhar a situação hora a hora e, de repente, nada. Silêncio”, cita o Le Monde.

“Lamentamos informar que todos os serviços de telecomunicações e Internet na Faixa de Gaza foram totalmente cortados, devido à agressão em curso”, declarou, no final de Outubro passado, a Paltel, principal operadora de telecomunicações na Palestina.

Quando tentava encontrar alternativas a essa interrupção das comunicações, recebeu uma mensagem a sugerir que utilizasse os eSIM, cartões SIM virtuais, disponíveis online para cidadãos de todo o mundo.

“Contactei dois jornalistas em Gaza que tinham conseguido rede israelita, enviei-lhes dois destes cartões e funcionou”, recorda, a partir do Cairo, em declarações ao diário francês.

Ahmed Elmadhoun, jornalista de 27 anos, foi a primeira pessoa em Gaza a usar um dos códigos enviados por Mirna. “Aqui, as pessoas estão a morrer em silêncio, ninguém as consegue ouvir. Somos a voz de todas essas vítimas”, disse Ahmed à CNN Internacional, em Dezembro.

Estava lançada a iniciativa "Connecting Gaza". Quem recebe um destes cartões, precisa apenas de ler um código QR com a câmara do telemóvel, activar o serviço de roaming e — esta é a parte mais difícil — ligar-se a uma rede de telecomunicações estrangeira.

"Routers" humanos

Os eSIM são, agora, uma ponte de Gaza para o mundo. Por vezes, a única. Mas usá-los também pode significar riscos, já que para aceder a uma rede estrangeira, egípcia ou israelita, é necessário estar próximo das fronteiras do território palestiniano ou em locais mais desprotegidos.

Comprovado o sucesso desta solução, Mirna El Helbawi lançou uma campanha nas próprias redes sociais para apelar à doação de cartões eSIM. E se apenas em três dias recebeu mais de 3000 cartões virtuais, hoje são mais de 150 mil os códigos já enviados para Gaza.

Segundo explica a activista, os voluntários envolvidos na iniciativa já conhecem, muitas vezes, alguns dos cidadãos que se disponibilizam para receber os códigos, dia após dia, e utilizar os cartões eSIM como hotspots, partilhando a sua rede com tanta gente quanto possível. São como “routers humanos”.

Os cartões podem ser adquiridos através de aplicações como a Airalo, Nomad, Mogo, Holafly ou Simly; depois o comprador recebe um código QR que pode enviar para gazaesims@gmail.com, caso queira contribuir para a campanha "Connecting Gaza". Podes saber mais informações nesta página.

Quando o código é reenviado para Gaza, é também possível o doador saber quando é lido e o cartão activado e carregá-lo se ficar sem dinheiro. Consegue ver, também, quando um cartão fica subitamente inactivo.

Há poucas semanas, em Janeiro, um apagão quase total prolongou-se por uma semana na Faixa de Gaza. Foi o mais longo registado desde o escalar da guerra entre Israel e o Hamas.

“Neste conflito, os media e as redes sociais têm um papel fundamental. Israel está a tentar ganhar a guerra da comunicação, silenciando Gaza. Para eles, se não há imagens, não há crime”, defende Mirna, ao Le Monde. A jovem egípcia espera agora lançar campanhas semelhantes para outras regiões afectadas por conflitos. Já o tentou fazer no Sudão; até agora, sem ligações bem-sucedidas.

Quanto a Gaza, promete continuar a enviar os códigos para o povo palestiniano, jornalistas e profissionais de saúde até ao fim da guerra. No total, as doações ao "Connecting Gaza", pela aquisição de cartões, já ultrapassaram os 3,5 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários