Depois da orgia

A palavra de ordem da época da reivindicação da liberdade sexual foi “o máximo de sexualidade com o mínimo de reprodução”; agora, começa a ser “o máximo de reprodução com o mínimo possível de sexo”.

Ouça este artigo
00:00
04:13

Têm sido divulgadas, nos últimos dez anos, várias estatísticas – com base nas quais se desenvolvem estudos na área da sociologia e também da psicanálise – que revelam uma forte quebra de actividade sexual das pessoas entre os 16 e os 45 anos. Em 2015, um livro sobre este assunto teve uma grande projecção internacional: o seu título é Sex by Numbers: What Statistics Can Tell Us About Sexual Beahaviour e o autor, um professor de Cambridge, chama-se David Spiegelhalter. Este estudioso de estatísticas analisou os dados do National Survey of Sexual Attitudes and Lifestyles, o mais amplo inquérito sobre o comportamento sexual desde o relatório Kinsey.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários