Três novos casos de sarampo confirmados na região norte

São duas mulheres e um homem e estão todos “clinicamente bem”, releva a Direcção-Geral da Saúde. Desde o dia 10 de Janeiro foram confirmados, em Portugal, seis casos de sarampo.

Foto
A vacina contra o sarampo integra o plano nacional de vacinação Gregorio Cunha (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
01:59

Entre os dias 29 e 31 de Janeiro foram confirmados três novos casos de sarampo na região norte. Estão todos “clinicamente bem e fora do período de infecciosidade”, comunicou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) esta quinta-feira. Desde o dia 10 de Janeiro foram confirmados, em Portugal, seis casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e quatro na região norte (incluindo os três revelados agora).

Os três casos, que foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, são de duas mulheres e de um homem, entre os 18 e os 25 anos. A DGS informa que está a decorrer uma investigação, “que inclui a recolha de informação epidemiológica dos casos, a investigação da sua origem, a identificação dos contactos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas”.

No dia 23 de Janeiro, a DGS tinha noticiado um primeiro caso importado de sarampo na região norte, de um homem com 54 anos, “não residente em Portugal e sem evidência de estar vacinado contra o sarampo”. Dois dos três casos agora anunciados estarão ligados a este, mas a investigação, como referido, ainda decorre.

Os primeiros dois casos de sarampo noticiados este ano foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo. O primeiro, a 10 de Janeiro, numa criança de 20 meses, não residente em Portugal e não vacinada. O segundo numa criança de sete anos de idade, também não residente em Portugal e não vacinada. Estes dois casos estão ligados, informou na altura a DGS, já que a criança mais velha “teve contacto próximo, durante o período de transmissibilidade, com o caso importado confirmado a 11 de Janeiro de 2024”.

Na nota divulgada, a DGS reforça a importância da vacinação – a vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação – e pede a quem suspeite que tenha estado em contacto com um caso suspeito de sarampo ou tenha sintomas sugestivos da doença que contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Sugerir correcção
Ler 9 comentários