Patentes para combater cancro aumentaram na última década. Em Portugal, nem por isso

Nas últimas duas décadas, Portugal registou 145 patentes para o diagnóstico e tratamento de cancro. Neste período, é um dos países com piores resultados em todo o continente europeu.

Foto
Mais de 140 mil invenções foram registadas nos últimos 50 anos para diagnosticar e tratar cancro Células do cancro pancreático/NIH
Ouça este artigo
00:00
06:34

Nos últimos 50 anos, foram registadas mais de 140 mil invenções para diagnosticar e tratar os vários tipos de cancro em todo o mundo – desde imunoterapias à inteligência artificial aplicada à detecção precoce de tumores malignos. O crescimento é notório na última década: desde 2015, há mais 70% de patentes identificadas num relatório do Instituto Europeu de Patentes (IEP) publicado esta quinta-feira. Portugal também cresce, mas mantém-se entre os piores no continente europeu, apenas à frente de Grécia, Polónia e Turquia nas novas tecnologias por cada milhão de habitantes. Desde 2002, foram registadas 145 patentes por empresas ou instituições em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários