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Dez mil pessoas, sete piscinas, 40 restaurantes: o maior navio cruzeiro do mundo começou a viagem inaugural

Diz o comunicado divulgado pela Royal Caribbean que foram necessários 900 dias para construir o Icon of the Seas, que tem capacidade para acomodar 7600 passageiros e 2350 tripulantes. São quase 10 mil pessoas – a população de uma pequena cidade.

Maior navio de cruzeiro do mundo, o gigante Icon of the Seas, iniciou a sua viagem inaugural neste sábado Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA
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Maior navio de cruzeiro do mundo, o gigante Icon of the Seas, iniciou a sua viagem inaugural neste sábado Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA

O maior navio de cruzeiro do mundo, o gigante Icon of the Seas, iniciou a sua viagem inaugural neste sábado. Com mais de 356 metros de comprimento e a pesar mais de 250 toneladas brutas, o navio partiu de Miami pouco antes do pôr-do-sol, erguendo-se no mar, descreve a CNN, como um bolo de aniversário com várias (mesmo muitas) camadas.

Diz o comunicado divulgado pela Royal Caribbean que foram necessários 900 dias para construir o Icon of the Seas, que tem capacidade para acomodar 7600 passageiros e 2350 tripulantes. São quase 10 mil pessoas – a população de uma pequena cidade.

“Hoje celebramos mais do que um novo navio. É a celebração do culminar de mais de 50 anos de inovação e sonho da Royal Caribbean em criar a melhor experiência de férias”, disse o presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, Jason Liberty, durante uma cerimónia no estaleiro onde o navio foi construído, na segunda-feira.

É oficialmente o maior navio de cruzeiro do mundo, com o Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean, a ficar em segundo lugar, com menos de 360 metros de comprimento e 235 mil toneladas brutas.

Icon of the Seas tem oito bairros para os viajantes explorarem e cerca de 40 opções gastronómicas e bares, além de sete piscinas, seis grandes escorregas, um rinque de gelo, espectáculos e até um cão residente (Rover, um golden retriever). Num dos bairros está instalada a Thrill Island, o maior parque aquático marítimo do mundo. 

Para descansar, os hóspedes podem escolher entre 28 estilos diferentes de cabines e suítes, incluindo o Ultimate Family Townhouse, com três níveis.

Quando o navio chegou a Miami, a 10 de Janeiro, depois de cruzar o Atlântico (vindo do estaleiro em Turku, na Finlândia, onde foi construído), conseguiu paralisar o trânsito ao longo da ponte para Miami Beach, paralela ao canal de navios de cruzeiro. 

Há, no entanto, quem não veja com bons olhos a chegada de mais um cruzeiro aos mares. Vários grupos ambientalistas já disseram estar preocupados que o navio movido a gás natural liquefeito — e outros navios de cruzeiro gigantes que lhe seguirão — emita metano prejudicial para a atmosfera. 

O navio foi construído para funcionar com gás natural liquefeito (GNL), mais "limpo" do que o combustível marítimo tradicional, mas apresenta maiores riscos para as emissões de metano.

A Royal Caribbean afirma que o novo cruzeiro é 24% mais eficiente no que diz respeito às emissões de carbono do que o exigido pelo regulador global de transporte marítimo, a Organização Marítima Internacional (IMO).

Foram necessários 900 dias para construir o <i>Icon of the Seas</i>
Foram necessários 900 dias para construir o Icon of the Seas Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA
O gigante da Royal Caribbean partiu de Miami pouco antes do pôr-do-sol
O gigante da Royal Caribbean partiu de Miami pouco antes do pôr-do-sol Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA
Tem capacidade para acomodar 7600 passageiros e 2350 tripulantes, quase 10 mil pessoas
Tem capacidade para acomodar 7600 passageiros e 2350 tripulantes, quase 10 mil pessoas Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA
O <i>Icon of the Seas</i> a partir de Miami
O Icon of the Seas a partir de Miami Photo by Paul Hennessy/Anadolu via Getty Images
Convés do navio, já com passageiros a bordo
Convés do navio, já com passageiros a bordo Photo by Paul Hennessy/Anadolu via Getty Images)
Royal Caribbean afirma que o novo cruzeiro é 24% mais eficiente no que diz respeito às emissões de carbono do que o exigido pelo regulador global de transporte marítimo
Royal Caribbean afirma que o novo cruzeiro é 24% mais eficiente no que diz respeito às emissões de carbono do que o exigido pelo regulador global de transporte marítimo Photo by Paul Hennessy/Anadolu via Getty Images
É oficialmente o maior navio de cruzeiro do mundo, com o <i>Wonder of the Seas</i>, também da Royal Caribbean, a ficar em segundo lugar. Maquete eletrónica
É oficialmente o maior navio de cruzeiro do mundo, com o Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean, a ficar em segundo lugar. Maquete eletrónica Royal Caribbean
Navio tem oito bairros para os viajantes explorarem e cerca de 40 opções gastronómicas e bares, além de dezenas de piscinas e grandes escorregas. Maquete eletrónica
Navio tem oito bairros para os viajantes explorarem e cerca de 40 opções gastronómicas e bares, além de dezenas de piscinas e grandes escorregas. Maquete eletrónica Royal Caribbean
Num dos bairros está instalada a Thrill Island, o maior parque aquático marítimo do mundo. Maquete eletrónica
Num dos bairros está instalada a Thrill Island, o maior parque aquático marítimo do mundo. Maquete eletrónica Royal Caribbean
Cruzeiro tem mais de 356 metros de comprimento e pesa mais de 250 toneladas brutas. Maquete eletrónica
Cruzeiro tem mais de 356 metros de comprimento e pesa mais de 250 toneladas brutas. Maquete eletrónica Royal Caribbean
Um dos espectáculos a que os passageiros vão poder assistir. Maquete eletrónica
Um dos espectáculos a que os passageiros vão poder assistir. Maquete eletrónica Royal Caribbean
Fotografia aérea de algumas das muitas piscinas do navio (maquete eletrónica)
Fotografia aérea de algumas das muitas piscinas do navio (maquete eletrónica) Royal Caribbean
O <i>Icon of the Seas</i> ainda em Miami
O Icon of the Seas ainda em Miami Reuters/MARIA ALEJANDRA CARDONA