Gonçalo Vieira: “A Antárctida é uma espécie de um refrigerador do planeta”

Gonçalo Vieira é um dos principais rostos da investigação portuguesa na Antárctida, aonde foi pela primeira vez em 2000. Está de partida para a sua 14.ª expedição, num veleiro, por duas semanas.

Foto
O investigador Gonçalo Vieira numa campanha anterior à ilha do Rei Jorge, no arquipélago das Shetland do Sul, na Península Antárctica Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
21:30

Pelas baías escondidas da Antárctida – assim se pode descrever a expedição científica portuguesa, que é apresentada esta sexta-feira em Lisboa, e está prestes a partir para a região da Península Antárctica, aquela orelha que sobressai do grande continente branco pontilhada com inúmeras ilhas em redor. Durante duas semanas, com saída e regresso à ilha do Rei Jorge, no arquipélago das Shetland do Sul, o geógrafo físico Gonçalo Vieira, investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, coordenará a equipa de 11 cientistas, de dez projectos científicos, a bordo de um veleiro turístico alugado por Portugal. O El Doblón, de 24 metros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários