Equipa de reportagem do Porto Canal agredida em São João da Madeira

Jornalista e repórter de imagem estavam no exterior da fábrica a acompanhar os protestos dos trabalhadores, que exigiam os documentos necessários para terem acesso ao subsídio de emprego.

Foto
Direcção do Porto Canal condena "veementemente as agressões de que foi alvo a equipa de reportagem" PAULO PIMENTA
Ouça este artigo
00:00
01:36

Uma equipa de reportagem do Porto Canal foi agredida no início da tarde desta quinta-feira enquanto cobriam o despedimento de trabalhadores de uma fábrica de calçado em São João da Madeira.

Segundo uma notícia do próprio canal, a equipa de reportagem estava no exterior da fábrica a acompanhar os protestos dos trabalhadores que, depois de despedidos, exigiam os documentos necessários para terem acesso ao subsídio de desemprego. Foi nessa altura que um homem, que segundo aquele canal fará parte da direcção da empresa, saiu do edifício e agrediu a equipa de reportagem, momentos que ficaram captados pelo repórter de imagem.

A PSP foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

Em comunicado, a direcção do Porto Canal condena "veementemente as agressões de que foi alvo a equipa de reportagem" e solidariza-se com a jornalista e o repórter de imagem agredidos. "Serão desencadeados mecanismos legais contra o autor das agressões", lê-se na nota assinada por Manuel Tavares, director-geral do canal.

Também a subcomissão dos trabalhadores do Porto da RTP condenam "veemente" o sucedido e manifestam "solidariedade com os colegas que, no desempenho do seu trabalho, foram vítimas de violência".

"O jornalismo livre tem que ser cada vez mais protegido. Os profissionais desta área precisam de ser defendidos pela sociedade no seu todo e, ainda mais, pelas entidades com a obrigação de salvaguarda da comunicação social como espaço de verdade e democracia. Esperamos que a intervenção seja célere e justa, contribuindo também para que se previna que este tipo de situações não se repetem. Quem actuou de forma vil não pode ficar impune", lê-se no comunicado.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários