A pensar pedir ajuda? Eis alguns serviços de apoio psicológico acessíveis

Em 2021, o P3 reuniu alguns serviços de apoio psicológico gratuitos ou a preços acessíveis. Voltámos a essa lista, actualizámo-la, e eis um novo guia — porque pedir ajuda nunca pode ser um pesadelo.

Foto
Número de jovens europeus com problemas de saúde mental disparou nos últimos anos Vice
Ouça este artigo
00:00
11:01

Em 2019, um em cada seis europeus tinha problemas de saúde mental. Portugal destacava-se. Era o país da União Europeia com maior percentagem da população diagnosticada com depressão crónica (12,2%). O ano seguinte não foi melhor: trouxe-nos más notícias, uma pandemia, longos períodos de confinamento – para alguns, de solidão. As consequências para a saúde mental eram óbvias, mas nem por isso os serviços de apoio psicológico e psiquiátrico se tornaram mais acessíveis.

Em grande parte da Europa, o número de jovens com problemas de saúde mental duplicou durante os anos de pandemia. Metade da população com idades entre os 18 e os 29 anos afirmou, tanto em 2021 como em 2022, não encontrar resposta às suas necessidades de apoio psicológico.

Há mais de dois anos, o P3 reuniu algumas sugestões de serviços de apoio psicológico gratuitos ou a preços mais acessíveis. Agora, voltámos a essa lista, actualizámo-la, e eis um novo guia – porque pedir ajuda nunca pode ser um pesadelo.

Conheces outras associações com serviços de apoio psicológico gratuitos ou de baixo custo, em qualquer região do país? Envia as tuas sugestões para carolina.amado@publico.pt.

Associação Olhar

A Olhar – Associação pela Prevenção e Apoio à Saúde Mental disponibiliza consultas de psicologia online e presenciais, em Lisboa, a um preço social fixo de 35 euros (apenas a primeira sessão tem um valor ligeiramente mais alto, de 38 euros). A associação sem fins lucrativos tem também parcerias com psiquiatras que realizam consultas por 40 euros.

Casa Estrela-do-Mar

A associação Casa Estrela-do-Mar, em Lisboa, adapta os valores das consultas de psicologia aos rendimentos e capacidade económica de cada um. No escalão mais baixo, as consultas individuais custam 30 euros e as de terapia de casal ou familiar 40 euros. O atendimento, online ou presencial, pode ser marcado aqui.

Aragens d’Empatia

A associação Aragens d’Empatia presta um serviço de baixo custo, por 30 euros com psicólogos efectivos na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e por 15 euros com psicólogos a fazer o seu estágio profissional para a OPP. A Aragens d’Empatia nota que, se tiveres acompanhamento de um “psicólogo júnior”, a “qualidade no serviço é garantida pela supervisão do orientador ou orientadora de estágio e pela intervisão (debate conjunto da intervenção psicológica) de psicólogos mais experientes”.

A associação tem ainda parcerias com as clínicas PsiMed e PsiNet; e com profissionais em Braga, Coimbra, Évora, Almeirim e na Terrugem, em Sintra, que também realizam consultas individuais por 30 euros.

Mental8Works

A Mental8Works tem um serviço de consultas de psicologia e psiquiatria a preço social destinado a trabalhadores-estudantes, pessoas em situação de desemprego, com baixa médica ou certificado de incapacidade temporária para o trabalho. A primeira consulta de psicologia tem um valor fixo de 45 euros e a de psiquiatria de 50 euros, mas, mediante prova da situação de vulnerabilidade social, o preço das sessões é reduzido e adaptado aos rendimentos do utente. As consultas podem ser online ou presenciais, em Lisboa.

Manicómio

O Manicómio, empenhado em combater o estigma associado à doença mental, mantém o projecto Consultas sem Paredes, que leva as consultas de psicologia e psiquiatria para lá dos consultórios. As sessões têm um valor fixo de 35 euros. Em Lisboa estão a decorrer no MAAT, no âmbito do “Roteiro para a Saúde Mental” do museu, e no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Xabregas. Para os cidadãos recenseados na Junta de Freguesia do Beato, o valor da consulta tem um desconto de quase 30%, ficando por 25 euros por sessão. As marcações podem ser feitas enviando um email para consultas.maat@manicomio.pt ou consultas.beato@manicomio.pt.

A iniciativa também já se estende a Cascais, com consultas no Museu Condes de Castro Guimarães, na Biblioteca Municipal e no Casal Saloio de Outeiro de Polima. Com o apoio da câmara municipal, as consultas são gratuitas para munícipes de Cascais até ao quarto escalão de IRS. É possível fazer agendamentos através do email consultas.cascais@manicomio.pt.

Casa Qui

A Casa Qui, em Lisboa, tem um serviço de consultas a preço social especialmente direccionado para a comunidade LGBTI+, em particular, crianças e jovens, e respectivas famílias. O preço social é calculado em função do rendimento do agregado familiar e varia entre 10 e 30 euros para consultas individuais, e entre 20 e 40 euros para consultas de casal e familiares. Há ainda serviço de psiquiatria e pedopsiquiatria, com um preço social de 40 a 75 euros para a primeira consulta e de 25 a 55 euros para as consultas seguintes.

Podem beneficiar dos preços sociais pessoas desempregadas ou a receber o salário mínimo nacional, estudantes e famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI). A Casa Qui também presta, de forma gratuita, apoio de emergência a pessoas LGBTI+ vítimas de bullying, violência doméstica e familiar ou expulsas de casa, através do gabinete de apoio à vítima.

ILGA

A ILGA tem um serviço de apoio psicológico especializado para a comunidade LGBTI+. A primeira consulta individual é gratuita e o valor das seguintes é calculado mediante o rendimento do agregado familiar, em escalões que variam entre os 10 e os 60 euros. O custo das consultas de terapia relacional, ou de casal, é calculado da mesma forma e varia entre 20 e 70 euros. As sessões podem ser realizadas online ou presencialmente, mas a ILGA avisa que, neste momento, a integração de novos casos tem algumas semanas de espera.

A associação presta também um serviço gratuito de apoio à vítima LGBTI+, para quem foi vítima de discriminação, bullying e/ou de um crime com base em motivações homofóbicas, transfóbicas, bifóbicas ou interfóbicas.

Opus Diversidades

A organização sem fins lucrativos Opus Diversidades presta também um serviço de apoio psicológico gratuito especialmente dirigido a pessoas LGBTI+. As consultas podem ser marcadas atráves do email consultorio@opusdiversidades.org.

Bússola

O Bússola, na Casa do Povo de Fermentões, em Guimarães, é um gabinete de apoio à comunidade LGBTI+ e respectivos familiares, que presta um serviço de apoio psicológico gratuito. As consultas, online ou presenciais, podem ser marcadas nesta página ou através do email bussola@somoscpf.pt

ReNascer — Sara Zeferino

A psicóloga clínica Sara Zeferino, especializada em questões de identidade e sexualidade LGBTI+, realiza consultas online no valor de 30 euros. Podes agendar uma consulta através desta página ou enviando um email para renascer-gabinete@outlook.pt.

SaúdeMent4LL — Tânia Moleiro

A psicóloga Tânia Moleiro realiza consultas destinadas a adolescentes e jovens adultos, em Santarém ou online. Mediante prova da situação de vulnerabilidade social, o preço das sessões é reduzido para estudantes universitários, trabalhadores-estudantes, pessoas em situação de desemprego, com baixa médica ou certificado de incapacidade temporária para o trabalho. Podes agendar uma consulta no site ou através do email saudement4ll@gmail.com.

APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem um serviço gratuito e especializado de apoio psicológico e social a vítimas de crime.

Corações Com Coroa

A Corações Com Coroa tem um serviço de apoio social e psicológico gratuito, a funcionar na sede da associação, em Belém (Lisboa), "dirigido apenas a raparigas e mulheres". As marcações podem ser feitas enviando um email para atendimento@coracoescomcoroa.org.

Quebrar o Silêncio

A Quebrar o Silêncio, associação sem fins lucrativos de apoio a homens e rapazes sobreviventes de violência e abuso sexual, presta acompanhamento psicológico gratuito, em Lisboa ou via Zoom. Se quiseres saber mais podes enviar um email para apoio@quebrarosilencio.pt ou contactar a Linha de Apoio: 910 846 589. A intervenção terapêutica é especializada em violência sexual e trauma.

Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica

Através da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica podes encontrar terapeutas adequados às tuas necessidades, indicando a tua idade, tipo de terapia que procuras e local onde vives. Há dezenas de terapeutas da Bolsa Social que poderão fazer consultas a 30 euros, em várias regiões do país: Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e ilha da Madeira.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

“Aproximadamente 25%-30% dos doentes com cancro apresentam sintomas clinicamente significativos de perturbação psicológica, nomeadamente perturbações de ansiedade, depressivas e de adaptação”, indica a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esses números são uma das razões pelas quais a associação tem, em todo o país, unidades de psico-oncologia que disponibilizam apoio psicológico especializado e gratuito. O serviço destina-se a doentes e famílias que manifestem dificuldades psicoemocionais em qualquer fase da doença, inclusive em situações de luto.

As marcações podem ser feitas junto do núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro da área de residência ou através do contacto com a Linha Cancro: 808 255 255.

Programa Cuida-te+

Se tens entre 12 e 25 anos, o programa do IPDJ Cuida-te+ pode ser o ideal para ti. Todos os seus serviços são gratuitos e assegurados por profissionais especializados na área da saúde juvenil. Podes marcar a tua consulta num dos gabinetes de saúde juvenil do IPDJ, presentes em todas as regiões de Portugal continental.

+Perto de Si

O município de Leiria lançou o projecto +Perto de Si, um serviço de apoio psicológico destinado a todos os beneficiários do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), independentemente da sua idade, e que abrange todas as freguesias do concelho. Se vives na cidade de Leiria, podes contactar a tua junta de freguesia para saber mais sobre a iniciativa e agendar uma consulta.

Kindology

O projecto Kindology, com direcção técnica da psicóloga clínica Joana Namorado, reúne dezenas de psicólogos e permite um acompanhamento gratuito online a quem não consegue pagar as consultas. Podes saber mais sobre a empresa e marcar uma consulta através do site ou enviar as tuas questões para hello@thekindology.com.

Latitudes

A Latitudes é uma cooperativa de solidariedade social, de apoio psicológico e psicopedagógico, que adapta o valor das consultas de psicologia aos rendimentos de cada agregado familiar. O custo da primeira sessão é um pouco mais alto, variando entre os 30 euros e os 50 euros, e as sessões seguintes ficam entre os 15 e os 35 euros, mediante o escalão. Podes agendar uma consulta online, em Almada ou em Setúbal através do número 934 622 001.

Procura os serviços da tua instituição de ensino

Se és estudante do ensino superior, informa-te sobre os serviços de apoio psicológico da tua instituição de ensino, muitas vezes gratuitos ou a um preço simbólico. Se a tua universidade não disponibilizar este serviço, ou se encontrares listas de espera para marcação de consultas demasiado longas, podes contactar outras faculdades para saber quais as condições e disponibilidade para marcação de consultas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários