“Olha um melro!”: há vida no verde que existe sobre o betão de Lisboa

Projecto está a mapear aves, insectos e vegetação em coberturas e fachadas verdes em Lisboa. A equipa pede aos lisboetas que ajudem na recolha de dados através de uma aplicação no telemóvel.

Foto
Equipa a fazer uma amostragem de aves no Parque das Nações Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
10:47

Já passa das 9h30 e o dia está nublado. Chuvisca. Não há qualquer sinal de que o sol possa espreitar e o frio torna o cenário ainda mais tempestuoso. Mas nem isso demove Ana Leal e Margarida Rei da missão que têm pela frente. De binóculos ao pescoço e prancheta na mão, escolhem um ponto fixo, mesmo na dianteira de uma placa que indica “Campus de Justiça de Lisboa”, no Parque das Nações. O cronómetro dos seus telemóveis começa a contar: durante dez minutos, vão estar a registar todas as aves que estiverem num raio de 30 metros, bem como as que conseguirem ouvir e observar fora dessa área.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários