Portugal perde com a Suécia e vai lutar pelo torneio Olímpico

A selecção sueca confirmou o favoritismo no duelo com a equipa portuguesa de andebol que, se vencer terça-feira os Países Baixos, entrará na luta pelo quinto lugar do Europeu 2024.

Foto
Portugal não conseguiu travar a Suécia no Europeu de andebol Reuters/CATHRIN MUELLER
Ouça este artigo
00:00
03:16

Depois de perder contra a campeã do Mundo (Dinamarca), Portugal foi neste domingo derrotado pela campeã da Europa (Suécia) e ficou sem qualquer hipótese de ser uma das quatro melhores selecções do Europeu de andebol. Em Hamburgo, na penúltima jornada do main round, a equipa portuguesa esteve bem na primeira parte e chegou a estar na frente, por 8-7, mas um mau arranque nos últimos 30 minutos fez a vantagem da Suécia disparar para sete golos. A partir daí, os campeões europeus não tiveram dificuldades em gerir a partida. Apesar da derrota (33-40), Portugal continua na luta pelo quinto lugar, posição que dará acesso ao torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos.

Vencer a Suécia estava longe de ser uma novidade para Portugal, que até entrou na Barclays Arena, em Hamburgo, ao mesmo nível dos suecos: quatro pontos no Grupo II da segunda fase do Europeu. Porém, esta equipa sueca atravessa uma boa fase e, na Alemanha, ambiciona reeditar o título.

Após vencer todos os jogos na fase de grupos, a Suécia arrancou o main round com um trunfo seguro frente à Eslovénia (28-22) e foi a única equipa que colocou a invencibilidade da Dinamarca em causa até ao fim (28-29). Todavia, essa derrota frente aos dinamarqueses colocava o apuramento sueco para as meias-finais dependente da vitória contra Portugal.

E o duelo em Hamburgo até começou equilibrado. Apesar de defensivamente Portugal sentir dificuldades em travar o ataque nórdico, a eficácia ofensiva da formação de Paulo Jorge Pereira mantinha tudo equilibrado e, no minuto 13, a selecção chegou mesmo a estar na frente: 8-7. Na melhor fase portuguesa, era Francisco Costa que estava novamente em grande destaque – marcou cinco dos 11 primeiros golos de Portugal.

Porém, a três minutos do intervalo, a equipa portuguesa começou a quebrar no ataque. A Suécia sofreu a primeira exclusão a três minutos do final da primeira parte, quando tinha dois golos de vantagem (17-15), mas Portugal não aproveitou a superioridade numérica, permitindo que, ao intervalo, o marcador registasse o maior desnível até aí: 19-15.

O arranque dos últimos 30 minutos ainda reacendeu a esperança nacional (19-21), mas, a partir daí, a formação lusa teve sete minutos de blackout ofensivo: aos 41 minutos, a Suécia ganhava por 27-19, arrumando de vez as dúvidas sobre quem seria a equipa vencedora.

Na parte final, Portugal ainda conseguiu encurtar para quatro os golos de diferença, mas o jogo acabou com o marcador em 40-33, números que confirmam as dificuldades defensivas portuguesas.

Agora, a selecção nacional tentará repetir o feito de Tóquio, onde disputou em 2021 o torneio olímpico. Para que isso seja possível e para que Portugal conseguia estar no Verão em Paris, terá de garantir terça-feira (14h30, RTP2) um triunfo contra os Países Baixos, selecção que já está eliminada após ter sido derrotada nos três jogos que disputou na main round.

Nesta segunda-feira, no Grupo 1 da segunda fase do Euro 2024, realiza-se a quarta jornada, com a França, a Hungria, a Áustria e a Alemanha em melhor posição para lutarem pelas meias-finais - a Croácia ainda tem hipóteses matemáticas. Os franceses, que continuam com um registo 100% vitorioso, asseguram já o apuramento se derrotarem em Colónia os austríacos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários