Aliança Democrática prevê crescimento da economia em 3,5% até 2028

Cenário macroeconómico que PSD e CDS vão apresentar aponta para redução da dívida pública abaixo dos 90%.

Foto
Os líderes do PSD e do CDS vão apresentar o cenário macroeconómico na próxima semana LUSA/TIAGO PETINGA
Ouça este artigo
00:00
01:19

O cenário macroeconómico em que a Aliança Democrática (AD) está a trabalhar prevê um crescimento da economia em 3,5% até 2028 e uma redução da dívida pública abaixo dos 90%, noticiou o Expresso e confirmou o PÚBLICO.

Os dirigentes sociais-democratas e centristas devem apresentar o cenário macroeconómico na próxima semana, depois da convenção da AD. O quadro económico e o programa de reformas estiveram a ser trabalhados por um núcleo duro de oito economistas, mas que tem o respaldo de outros 17, entre os quais quatro antigos ministros da Finanças do PSD.

Luís Montenegro, líder do PSD, avançou até agora com a proposta de desagravamento fiscal em IRS e IRC, apostando na ideia de que isso, entre outras reformas, pode estimular o crescimento económico.

A previsão de um crescimento económico de 3,5% ao ano até 2028 – e de 4% na legislatura seguinte – significa atingir uma taxa superior ao registado nos últimos 20 anos, à excepção de 2017 e de 2021.

Já sobre a dívida pública a AD quer seguir o caminho de redução iniciado pelos socialistas, fixando o objectivo em 90%. O Governo demissionário pretende deixar a dívida pública em 100% do PIB em 2023.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários