“Governo não fará quaisquer inaugurações”, mas tem de trabalhar, alega ministra da Presidência

Acção do Governo ficou restringida desde que foram oficialmente marcadas as legislativas antecipadas de Março.

Foto
Ministra da Presidência defende que Governo pode tomar medidas urgentes e inadiáveis. LUSA/ANTÓNIO COTRIM
Ouça este artigo
00:00
01:34

A ministra da Presidência garantiu nesta quinta-feira que até às eleições “o Governo não fará qualquer inauguração e não estará presente no terreno como esteve até serem marcadas as eleições”. Porém, como está em gestão, continuará a reunir-se quinzenalmente e a praticar actos que são necessários, inadiáveis e urgentes, nomeadamente os que dizem respeito ao acesso a fundos europeus, acrescentou a ministra Mariana Vieira da Silva no briefing da reunião do Conselho de Ministros da manhã desta quinta-feira.

Questionada pelos jornalistas sobre a postura do executivo e sobre, por exemplo, o facto de ter anunciado nesta quinta-feira um novo plano integrado de apoio aos transportes com um orçamento reforçado, a ministra alegou que se trata da regulamentação do Orçamento do Estado que está em vigor e que era necessário fazê-lo para se poder executar o documento.

Pouco antes, sobre o facto de as actualizações salariais dos professores serem pagas apenas no final de Fevereiro, em plena campanha eleitoral, a governante disse que os diplomas sobre os docentes foram aprovados com o Governo totalmente em funções e que se há um pagamento de forma concentrada é porque não foi possível pagar no mês previsto. Não há decisões novas [sobre o assunto], o Governo tinha um calendário e não acrescentou nada no momento em que deixou de estar em funções, declarou Mariana Vieira da Silva.

A ministra lembrou os alertas da CNE – Comissão Nacional de Eleições para garantir que o Governo em gestão não fará inaugurações, nem terá uma presença no terreno “que possa ser confundida com acções de outra natureza. Mas outra coisa é o Governo poder fazer o seu trabalho dentro dos constrangimentos que a CNE identifica e que o Governo cumprirá totalmente, prometeu Mariana Vieira da Silva.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários