Dakar2024: João Ferreira venceu sétima etapa nos SSV

Sébastien Loeb conquistou terceiro triunfo na 46.ª edição da prova, mas continua a 19 minutos do líder Carlos Sainz.

Foto
Sébastien Loeb venceu a sétima etapa do Dakar Reuters/HAMAD I MOHAMMED
Ouça este artigo
00:00
03:22

O português João Ferreira (Can Am) venceu, este domingo, na categoria dos SSV, a sétima etapa da 46.ª edição do rali Dakar, entre Riade a Al-Duwadimi, na Arábia Saudita.

João Ferreira repetiu o triunfo da quarta tirada, tendo sido o mais rápido na etapa mais longa da prova, com 483 quilómetros cronometrados, num total de 873 percorridos.

O português cortou a meta após 5h49m37s, deixando o francês Xavier de Soultrait (Polaris) a 35 segundos, na segunda posição, e a norte-americana Sara Price (Can Am) a 10m45s.

"De nada interessa começar bem se não acabarmos bem. Estamos em crescendo na prova, cada vez mais perto da liderança. Só com muito trabalho conseguiremos o nosso objectivo. Estamos cientes das dificuldades, mas acreditamos no trabalho que fizemos antes deste Dakar. Estamos preparados para esta luta titânica até Yanbu", afirmou o piloto de Leiria, navegado por Filipe Palmeiro. João Ferreira está provisoriamente na quarta posição da geral, a 11m24s do novo líder, o francês De Soultrait.

Nos automóveis, Sébastien Loeb (BRX) venceu pela terceira vez nesta edição, 26.ª na carreira, e ganhou 10 minutos ao líder, o espanhol Carlos Sainz (Audi).

Loeb cumpriu a etapa em 4h59m39s, batendo o segundo classificado, o brasileiro Lucas de Moraes (Toyota) por 7m06s. O qatari Nasser Al-Attiyah (BRX), que desde o tempo perdido na etapa maratona passou a ser mochileiro de luxo de Loeb, foi o terceiro, a 9m47s.

Na geral, Carlos Sainz, que foi quarto na etapa, comanda com 19 minutos de vantagem sobre Loeb e 1h00m35s sobre Lucas Moraes. Sainz recebeu, entretanto, um camião alojamento do rival saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota), que desistiu na quinta-feira após capotamento. O sueco Mathias Ekstrom (Audi), com um problema na suspensão traseira, ficou também de fora.

Tri de Cornejo nas motas

Nas motas, José Ignacio Cornejo (Honda) venceu pela terceira vez, deixando o argentino Luciano Benavides (Husqvarna) na segunda posição, a 3m12s, e Kevin Benavides (KTM) em terceiro, a 3m32s. Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor português, na 15.ª posição, com António Maio (Yamaha) em 24.º.

Na geral, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) lidera com um segundo de vantagem sobre Ross Branch (Hero) e 6m48s sobre Cornejo.

Na 17.ª posição, António Maio é o melhor luso, enquanto Rui Gonçalves recuperou até 29.º, depois de ter perdido muito tempo com um problema mecânico e falta de gasolina na etapa maratona de sexta-feira. Mário Patrão (Honda) é 30.º e Bruno Santos (KTM) 31.º.

Na classe Challenger, para veículos ligeiros protótipos, Ricardo Porém (MMP) foi sexto classificado e ocupa idêntica posição na geral. Segunda-feira disputa-se a oitava etapa, uma ligação entre Al Duwadimi a Há il, num total de 458 quilómetros cronometrados.

Sugerir correcção
Comentar