Limpeza de ficheiros no SNS. Há 300 mil pessoas que já não estão em Portugal

Manuel Pizarro garante que os emigrantes não perdem o médico de família, mas profissionais dos centros de saúde dizem que isso será inevitável e frisam que o principal problema é o dos imigrantes.

Foto
O Ministério da Saúde quer fazer aproximar o total de inscritos no SNS à população residente Nuno Ferreira Santos (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
08:42

Pelas contas do Ministério da Saúde, há mais de 300 mil pessoas inscritas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que já não vivem em Portugal continental ou que estão indevidamente registadas na base de dados central. Muitas, não se sabe quantas, não frequentam o SNS e podem estar a ocupar vagas nas listas dos médicos nos centros de saúde. E são essas que os serviços centrais estão a expurgar do Registo Nacional de Utentes (RNU) desde o ano passado. O objectivo primordial é aliviar o problema da falta de médicos de família, que se tem vindo a agravar nos últimos anos — em Dezembro, eram mais de 1 milhão e 700 mil os cidadãos nesta situação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários