MAI lança novo concurso para plataforma das “bodycams” de polícias

O primeiro concurso público para compra da Plataforma Unificada de Segurança dos Sistemas de Videovigilância foi lançado em Abril e foi suspenso após ter sido impugnado.

Foto
"Bodycams" destinam-se aos agentes da PSP e GNR Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
01:23

A secretaria-geral do Ministério da Administração Interna lançou na terça-feira um novo concurso público para a compra da plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas "bodycams" da PSP e GNR, indicou hoje a tutela.

O primeiro concurso público para compra da Plataforma Unificada de Segurança dos Sistemas de Videovigilância foi lançado em Abril e foi suspenso após ter sido impugnado.

Numa resposta enviada à Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna lançou na terça-feira um novo concurso público internacional para a aquisição da plataforma, após o primeiro concurso ter terminado "sem que nenhuma proposta tivesse sido seleccionada".

Segundo o MAI, a plataforma destina-se a gerir e guardar a informação, como imagens e sons, recolhida por câmaras portáteis de uso individual ("bodycams") de qualquer marca que venham a ser utilizadas pelos efectivos das forças de segurança.

A informação registada através dos sistemas municipais de videovigilância e dos existentes nos estabelecimentos de diversão nocturna será igualmente gerida e guardada nessa plataforma.

O MAI indica também que o novo concurso tem um valor base aproximado de 1,1 milhões de euros, tendo por base os valores das propostas apresentadas no concurso anterior.

Tal como foi anunciado inicialmente, o concurso público para aquisição das "bodycams" será lançado posteriormente, precisa ainda o MAI.

Sugerir correcção
Comentar