Restabelecida circulação na Linha da Beira Baixa entre Fundão e Guarda

Comboios voltam a poder circular entre as estações do Fundão e Tortosendo, mas com restrição de velocidade de 10 quilómetros/hora.

Foto
A IP decidiu limitar a velocidade para 10 quilómetros/hora à passagem no local onde ocorreu o aluimento Daniel Rocha

Um comboio regional precedente do Entroncamento com destino à Covilhã foi a primeira composição a passar na zona que sofreu um deslizamento de terras na última quinta-feira, 4 de Janeiro, em Tortosendo (concelho da Covilhã), após intervenção da IP – Infraestruturas de Portugal, que trabalhou no local 24 horas por dia para repor a circulação.

Em comunicado, aquela empresa informa que, “após a execução dos trabalhos e garantidas as condições de segurança, foi restabelecida a circulação de comboios no troço da Linha da Beira Baixa entre as Estações do Fundão e Tortosendo”.

Como medida preventiva foi implementada uma limitação de velocidade de 10 quilómetros/hora à passagem no local onde ocorreu o aluimento de terras.

"Da avaliação realizada no local, na origem desta ocorrência estará a saturação dos solos e a passagem de águas no interior da plataforma de via, provocadas pela forte e continua pluviosidade, o que gerou o deslizamento das terras a partir do passeio de via adjacente à ponte do [rio] Zêzere", aclarou a empresa pública responsável pela gestão das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal.

A Linha da Beira Baixa faz a ligação ferroviária entre a Guarda e Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários