Em Espanha, áudios do VAR serão divulgados no final do dia dos jogos

A partir de Janeiro, na Liga espanhola, será possível ouvir as conversas entre os árbitros e os videoárbitros na revisão das jogadas.

Foto
EPA/Ana Escobar
Ouça este artigo
00:00
01:15

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a La Liga vão começar a divulgar as imagens acompanhadas pelo áudio das conversas entre os árbitros e os videoárbitros (VAR) quando ocorrer uma revisão da jogada no monitor de campo. Esta medida, revelada nesta terça-feira pelo jornal El País, pretende “diminuir a tensão entre os clubes devido às polémicas em torno de algumas decisões” de arbitragem após a intervenção do VAR.

As novas regras vão começar a ser implementadas a partir da 20.ª jornada da principal Liga espanhola de futebol e da 22.ª jornada da segunda divisão, que decorrem entre 12 e 15 de Janeiro, mas serão estreadas já na Supertaça de Espanha, tanto nas meias-finais (Real Madrid – Atlético e Osasuna - Barcelona), como na final, agendada para 14 de Janeiro.

Segundo o El País, esta iniciativa “marca um novo cenário de colaboração e trabalho conjunto entre a RFEF e o Comité Técnico de Árbitros (CTA) com a La Liga, com o objectivo de proporcionar à arbitragem no futebol profissional uma maior transparência”.

Em Portugal, apenas as comunicações do VAR seleccionadas pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol são divulgadas e somente uma vez em cada mês, num programa televisivo, transmitido pela SportTV.

Sugerir correcção
Comentar