Colocar o cuidado no centro de um mundo em crise

De acordo com a OIT, são realizadas diariamente em todo o mundo mais de 16 mil milhões de horas de trabalho de cuidado não remunerado – um montante que representaria 9 % do PIB mundial.

Ouça este artigo
00:00
06:13

"Colocar o cuidado no centro de um mundo em crise" é o título do Relatório sobre a Situação da Paternidade no Mundo de 2023, que é lançado, desde 2015, a cada dois anos, tendo como foco temas distintos que envolvem a importância e o estado da paternidade e cuidado a nível internacional. O relatório de 2023, lançado em julho deste ano, e do qual o Observatório Masculinidades.pt foi parceiro de investigação, constata, uma vez mais, os resultados de anos anteriores: não existe nenhum país no mundo onde mulheres e homens partilhem os cuidados de forma igual. Os dados apresentados resultam de um inquérito a que responderam cerca de 12.000 pessoas em 17 países, incluindo Portugal. O inquérito analisou não só quem presta cuidados, mas também como esses cuidados são prestados e a quem, e ainda o que pensam homens e mulheres sobre cuidado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar