Intervenção em prédio devoluto fecha rua no Porto. Câmara afasta risco de derrocada

Trânsito foi cortado na Rua de Santo Ildefonso, no centro histórico do Porto. Edifício está a ser reabilitado para garantir segurança na via pública.

acidentes,proteccao-civil,bombeiros,local,porto,
Fotogaleria
As operações no número 395 da rua de Santo Ildefonso começaram pouco depois das 9h35 Paulo Pimenta/PÚBLICO
acidentes,proteccao-civil,bombeiros,local,porto,
Fotogaleria
Trânsito foi cortado Paulo Pimenta/PÚBLICO
acidentes,proteccao-civil,bombeiros,local,porto,
Fotogaleria
Ninguém ficou ferido Paulo Pimenta/PÚBLICO
Ouça este artigo
00:00
01:29

A Rua de Santo Ildefonso, no Bonfim, cidade do Porto, foi encerrada ao trânsito esta sexta-feira devido a obras de reabilitação de um edifício devoluto, após ter ruído parte da estrutura. Ao contrário do que foi avançado inicialmente pelo Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, a Câmara Municipal garantiu ao PÚBLICO que não há risco de derrocada. A passagem dos peões é permitida, desde que aconteça do lado contrário do passeio.

As operações no número 395 começaram pouco depois das 9h35, quando um cidadão alertou as autoridades, através do número de emergência 112, de que um edifício naquela rua estava em risco de ruir, com partes da estrutura a cair no interior do prédio. O trânsito foi cortado entre o Largo Padrão e a Travessa Poço das Patas.

Fonte dos bombeiros adiantou ainda que a ocorrência não provocou vítimas e que não havia a iminência de uma derrocada de todo o edifício, embora a estrutura já estivesse fragilizada pela chuva forte que atingiu as regiões Norte e Centro de Portugal continental nos últimos dias.

De acordo com a informação que consta no site da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil​, a ocorrência foi sinalizada como uma "queda de elementos de construção em estrutura edificada". Às 12h30 havia dez bombeiros no local, apoiados por quatro viaturas.

Notícia actualizada às 16h40 com novas informações da Câmara Municipal do Porto, que negou a existência de risco de derrocada.

Sugerir correcção
Comentar