Sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira. Teve origem em Angra do Heroísmo. Está relacionado com uma crise sismovulcânica que começou em Junho de 2022.

Foto
O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na freguesia de Serreta, em Angra do Heroísmo (na imagem) Matilde Fieschi

Um sismo com magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira na ilha Terceira, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Segundo o CIVISA, o evento foi sentido às 00h08 locais (01h08 em Lisboa), com epicentro a cerca de um quilómetro a nor-noroeste de Doze Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Serreta (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira)", indica o CIVISA em comunicado. O evento "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde Junho de 2022".

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respectiva descrição". Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objectos pendentes baloiçam, percepcionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Sugerir correcção
Comentar