Mau tempo: Protecção Civil registou 477 ocorrências em Portugal continental até às 16h

Ocorrências mais significativas referem-se a inundações, quedas de árvore e limpeza de vias, devido à forte precipitação. Estradas da Pimenteira e de Chelas encerradas.

Um carro passa por uma área inundada na zona de Benfica em Lisboa, 30 de novembro de 2023. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente. TIAGO PETINGA/LUSA
Fotogaleria
Um carro passa por uma área inundada na zona de Benfica, em Lisboa TIAGO PETINGA/Lusa
Bombeiros sapadores desentopem sargetas numa área inundada na zona de Benfica em Lisboa, 30 de novembro de 2023. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente. TIAGO PETINGA/LUSA
Fotogaleria
Bombeiros sapadores desentopem sargetas numa área inundada na zona de Benfica em Lisboa, 30 de Novembro de 2023,Bombeiros sapadores desentopem sargetas numa área inundada na zona de Benfica em Lisboa, 30 de Novembro de 2023 TIAGO PETINGA/Lusa,TIAGO PETINGA/Lusa
ipma,inundacoes,local,portugal,meteorologia,
Fotogaleria
Na quarta-feira, a Protecção Civil tinha alertado para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e piso escorregadio Paulo Piment
Ouça este artigo
00:00
01:43

As estradas da Pimenteira e de Chelas, em Lisboa, estão encerradas devido ao mau tempo, disse esta quinta-feira o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas (PSD). De acordo com o autarca, estão “são as situações mais gravosas neste momento na cidade”.

Portugal continental registou, entre as 00h e as 16h desta quinta-feira, 477 ocorrências relacionadas com o mau tempo. A área da Grande Lisboa é a mais afectada, com 354 ocorrências, referiu ao PÚBLICO José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Mais de 100 situações “continuam activas” na cidade de Lisboa, mas “nenhuma inspira uma grande preocupação” e todas “estão a ser tratadas”, precisou Carlos Moedas, em declarações aos jornalistas no Centro de Comando Operacional em Monsanto, que visitou esta tarde. “Não há nenhuma vítima, mas foi um momento de alguma tensão”, reconheceu Moedas, no balanço feito pelas 17h30, quando a situação estava já “bastante calma”. Segundo o autarca, “houve danos em viaturas que ficaram quase submersas, nomeadamente na 2.ª Circular.

José Costa detalhou ao PÚBLICO que, das 477 ocorrências no país, 283 estão relacionadas com inundações, 99 com limpezas de via, 42 com quedas de árvores, 42 com quedas de estruturas, e 11 com movimentos de massa (como de terra e pedras). No terreno, estiveram 1493 operacionais e 480 meios terrestres.

Os avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantêm-se ainda durante algumas horas. O IPMA elevou esta quinta-feira para laranja o aviso nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente. Os avisos estão em vigor desde as 13h28, mantendo-se até às 15h nos distritos de Lisboa e Santarém, até às 18h no de Setúbal, e às 3h de sexta-feira no de Faro, segundo José Costa. São actualmente cinco os distritos sob aviso amarelo: Castelo Branco, Portalegre, Évora e Faro, todos devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, até às 00h de sexta-feira.

Na quarta-feira, a Protecção Civil alertou para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e piso escorregadio devido às previsões de chuva, vento e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Num aviso à população, a ANEPC indicou que o IPMA previa para quinta e sexta-feira precipitação, por vezes forte, vento e queda de neve.

Sugerir correcção
Comentar