Padrasto terá esfaqueado bebé de sete meses em Mirandela

Bombeiros encontraram a criança inconsciente e com traumas no tórax e abdómen. A mãe do bebé, com 19 anos, também foi hospitalizada. Agressor terá um diagnóstico de esquizofrenia.

Foto
A criança foi transportada, em estado muito grave, de helicóptero para o Centro Hospitalar Universitário de São João Manuel Roberto (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
02:27

Um bebé de sete meses foi esfaqueado, nesta madrugada, alegadamente pelo padrasto, na localidade de Vila Nova das Patas, no concelho de Mirandela. A criança foi transportada, em estado muito grave, de helicóptero para o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), onde chegou viva e estável. A mãe do bebé, que também sofreu ferimentos, está internada no Hospital de Bragança.

Segundo fonte dos bombeiros de Mirandela, o alerta do GNR chegou perto da meia-noite e, uma vez no local, encontraram a criança inconsciente e com vários traumas no tórax e abdómen provocados pelo esfaqueamento. O CHUSJ confirmou ao PÚBLICO, na manhã desta sexta-feira, que o bebé está estável, mas a situação clínica é crítica.

O alegado agressor é um homem de 37 anos de idade, que foi detido e que também terá atingido com várias facadas a companheira de 19 anos de idade, que é a mãe do bebé ferido. A jovem encontrava-se numa rua perto da casa quando os bombeiros prestaram o primeiro auxílio. O alegado agressor também terá atacado a sua própria mãe, que, de acordo com as fontes contactadas, caiu das escadas. O alerta para este caso foi dado à GNR pelos vizinhos, que alertaram para a discussão entre o casal, na qual estaria eventualmente em perigo uma criança, e de seguida foram chamados os bombeiros da cidade.

“Quando disseram o nome da rua, a GNR já sabia qual era a casa”, contou ao PÚBLICO uma testemunha, que preferiu não ser identificada, dizendo desconhecer se existiria algum tipo de desavença anterior entre o casal. A mesma testemunha relatou que saiu do trabalho perto da meia-noite, quando, no caminho de carro até casa, viu a figura de uma mulher de braços no ar a pedir socorro. “Ele vem atrás de mim, matou o meu bebé”, dizia a jovem de 19 anos, visivelmente aflita.

A mesma testemunha descreve o alegado agressor como alguém solitário, que “andava sempre para cima e para baixo na estrada”. Nos últimos meses, deixou de o fazer sozinho para passar a caminhar acompanhado pela namorada e pelo filho dela. “Traziam sempre o bebé com eles, às vezes no colo de um, outras no colo do outro.”

Apesar de solitário, o homem de 37 anos, que foi detido, é descrito como alguém que teria problemas com drogas e, alegadamente, diagnóstico de esquizofrenia. O homem teria tido vários relacionamentos, dos quais resultaram filhos de mais de uma mulher, sendo que não mantinha, actualmente, nenhuma relação com qualquer das mães das crianças.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários