Portugal avança com campanha que coloca moda e sustentabilidade de mãos dadas

“Em Portugal, nada se perde. Tudo se transforma. Naturalmente.” É com esta mensagem que a moda nacional pretende captar interesse fora de portas.

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A campanha tem como principais destinatários os mercados espanhol e francês DR
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O cluster da moda portuguesa é composto por oito sectores DR
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O calçado integra a chamada "fileira da moda" DR
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A joalharia e a marroquinaria assumem também especial importância para os mercados internacionais DR
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Há uma nova campanha internacional que visa promover a chamada “fileira da moda”, sublinhando a oferta portuguesa de moda sustentável.

Lançada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a “Moda Sustentável. Em Portugal, nada se perde. Tudo se transforma. Naturalmente” está ancorada na marca “Made in Portugal naturally” e tem o propósito de afirmar o país como “criador de moda sustentável, inovadora e com design”, além de pretender “potenciar o reforço da competitividade das empresas”.

Com principais destinatários os mercados espanhol e francês, a campanha, explica-se em comunicado, foi concebida para promover, de forma integrada, diferentes sectores, do têxtil ao calçado, não esquecendo a marroquinaria ou a joalharia.

Em qualquer um dos sectores, declara-se, é evidenciada a busca por “soluções eco sustentáveis, como a utilização de novos materiais e de métodos e processos de produção mais amigos do ambiente”, sem que tal prejudique – e até destaque – uma visão “mais ecléctica, moderna e urbana do mundo da moda”.

O cluster da moda portuguesa é composto por oito sectores, com um volume de negócios superior a 9,6 mil milhões de euros (valores apurados de 2021), representando 9,4 por cento do volume da indústria transformadora portuguesa. Ao todo, o cluster integra 14.657 empresas, na sua maioria PME de cariz familiar, e emprega mais de 163 mil pessoas.

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