ASL Tomé: A festa do vinho acontece nesta adega de Pinhal Novo

De tudo o que se espera de uma experiência de enoturismo, a ASL Tomé cumpre exemplarmente. E vai muito além da oferta clássica, com propostas fora do habitual.

Foto
Carlos Branco representa a terceira geração à frente da ASL Tomé, produtor de vinho sediado em Pinhal Novo (Palmela). Goncalo Villaverde
Ouça este artigo
00:00
03:45

Se por um lado a localização da quinta, inserida na malha urbana do Pinhal Novo, possa roubar parte da vertente rústica que normalmente se associa à visita a um produtor, por outro, a centralidade (e a própria organização da quinta) abrem espaço a que se possa apresentar o vinho ao público “de modo menos formal e mais democrático, através de eventos abertos a todos”. Mas, na prática, o que significa isso?

Carlos Branco, terceira geração à frente da ASL Tomé, é o homem dos sete ofícios e que aqui cuida não só da matéria-prima, desde a transformação das uvas produzidas em 40 hectares de vinha própria, até ao controlo de qualidade do produto já engarrafado. Diz-se enólogo “formado pela experiência de décadas a acompanhar o avô e o pai no ofício”, viticultor autodidacta, guia turístico, DJ e programador da antiga Casa dos Lagares, hoje convertida em salão polivalente e que, em dias de efeméride, chega a reunir 500 pessoas em festas temáticas para dançar e provar vinho. Há 10 anos que assim é.

“As pessoas vêm, divertem-se, relaxam e ficam a conhecer o que fazemos aqui na quinta”, conta Carlos, lembrando que “o facto de existir um wine bar in situ é uma forma de aproximar o produtor do consumidor final e de criar experiências de prova muito mais íntimas e memoráveis”. Da carta constam os clássicos da casa, dos tinto, branco e rosé da gama de entrada aos blends e monocastas “mais trabalhados”, passando invariavelmente pelos licorosos, como é o caso do icónico Caramelo, um abafadinho que não nega o grau de parentesco com o Moscatel, mas que se distingue pela doçura mais equilibrada e aroma fumado.

Florindo Domingos Alves, tanoeiro na adega ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Adega da ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Adega da ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Adega da ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Fotogaleria
Florindo Domingos Alves, tanoeiro na adega ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde

Uma curiosidade que contraria a lógica de fama das castas tipicamente locais é o facto de o tinto de syrah ser a estrela de vendas. O motivo, suspeita Carlos, pode ter que ver com a curiosidade do público em expandir o conhecimento acerca do vinho regional. E facto é que esta casta de origem francesa encontrou na Península de Setúbal o clima perfeito para prosperar e se afirmar no mercado. “Termos o mar aqui tão perto faz toda a diferença para a evolução e a qualidade do vinho que se faz com esta uva”, remata.

Apesar da programação constante, nem só de festa vive a ASL Tomé. Se a Casa dos Lagares – datada do século XIX e ainda a mostrar as paredes de pedra, o tecto em madeira, um antigo alambique de aguardente e uma prensa de uvas manual – serve de núcleo central à vertente enoturística, também a actual adega, modernizada à vontade dos tempos, mantém algumas barricas de madeira lado a lado com as cubas de inox, “para inglês ver”.

São, de resto, os estrangeiros quem mais se impressiona com a maquinaria antiga e o chão de cimento onde, em tempos há muito idos, se fazia o fogo que serviria para moldar as aduelas das pipas, um ofício praticamente extinto, não fosse existir ainda Florindo Domingos Morais, figura emblemática da casa, já nos seus 90 anos, o último tanoeiro em funções, segundo se sabe. Na sua oficina, nas traseiras do salão, embora a procura já seja escassa, porque “hoje compra-se novo em vez de consertar o que é velho”, continua a trabalhar para meia dúzia de clientes, sobretudo restaurantes, que ainda “mantêm a carolice de guardar o vinho em barris”, diz.

Para quem chega ao complexo ASL Tomé, sugere-se a passagem pela Wine Shop, não só para abastecer a garrafeira de casa, mas também para conhecer as actividades propostas pela quinta: além das provas acompanhadas no local, com direito a petisco com queijos e enchidos regionais, há ainda piqueniques personalizados na vinha e passeios de barco no Sado. Os preços são combinados ao balcão e dependem da variedade de vinhos à prova e do número de participantes.

O tinto monocasta de syrah é a estrela de vendas da ASL Tomé Goncalo Villaverde
Adega da ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Adega da ASL Tomé, em Pinhal Novo (Palmela) Goncalo Villaverde
Fotogaleria
O tinto monocasta de syrah é a estrela de vendas da ASL Tomé Goncalo Villaverde

ASL Tomé
Quinta da Cascalheira
Rua 25 de Abril, Pinhal Novo (Palmela)
Tel.: 212 360 020
Web: asltome.pt
Das 09h às 18h; sábado, até às 13h. Encerra ao domingo
Prova de vinhos a partir de 5 euros


Este artigo foi publicado no n.º 6 da revista Solo.

Sugerir correcção
Comentar