Sporting revela as contas: Gyökeres pode custar 26 milhões de euros

Num acto de transparência, o emblema “leonino” enviou um documento à CMVM onde revela as contas das entradas e saídas dos jogadores no mercado de transferências do passado Inverno e Verão.

Foto
Gyökeres é a mais cara contratação de sempre do Sporting EPA/TIAGO PETINGA
Ouça este artigo
00:00
03:18

É o preto no branco no que diz respeito aos negócios do Sporting relacionados com transferências de jogadores. O clube “leonino” enviou esta quarta-feira um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no qual detalha o custo de cada jogador contratado, o valor que entrou nos cofres do clube por cada atleta vendido e os valores pagos em comissões.

Assim, fica a saber-se que o reforço mais caro de sempre da história dos sportinguistas, o avançado Viktor Gyökeres, contratado aos ingleses do Coventry no Verão, custou 20 milhões de euros. Um valor que pode, contudo, chegar aos 24 milhões devido ao bónus previsto no contrato do sueco. E, a este montante, é necessário juntar mais dois milhões de euros pagos à empresa de agenciamento a título de comissões. Ou seja, no total, o melhor marcador do Sporting na presente temporada pode custar aos cofres “leoninos” 26 milhões de euros.

Outro detalhe revelado em relação ao jogador sueco é o facto de o Coventry ter garantido para si 15% de uma futura mais-valia. Uma percentagem que pode, contudo, reduzir para os 10% por opção do Sporting ou em função da concretização parcial de objectivos individuais e colectivos que não são explicitados.

Outra das contratações “explicadas” no documento é a de Hjulmand. O médio dinamarquês contratado ao Lecce custou 18 milhões e pode ainda obrigar o Sporting ao pagamento de mais três milhões de euros de bónus.

Já em relação a Ivan Fresneda, que chegou a Alvalade vindo do Valladolid, os "leões" pagaram nove milhões de euros, um valor que pode subir mais dois milhões em bónus. Já no que toca a comissões, o Sporting desembolsou perto de 900 mil euros. O clube espanhol garantiu ainda 10% de uma futura mais-valia, depois de deduzidas a comissão e o mecanismo de solidariedade.

O documento também refere a despesa tida pelo clube de Alvalade com alguns jogadores que já integram o plantel sportinguista há mais tempo. Assim, o clube dirigido por Frederico Varandas pagou sete milhões de euros para ficar com Trincão, que chegou a Alvalade por empréstimo do Barcelona. Um valor a que acrescem 314 mil euros à Gestifute a título de "comissão de manutenção". Já o clube catalão assegurou 50% de uma futura venda após deduzidas a comissão e o mecanismo de solidariedade.

Outro dos negócios mencionados é o da compra da totalidade do passe de Nuno Santos. O Sporting tinha 80% dos direitos do ala esquerdo, fruto da contratação do jogador ao Rio Ave, no Verão de 2020. A percentagem, contudo, foi aumentando, sendo neste momento de 100%.

Destaque ainda para o pagamento de mais 7,7 milhões de euros ao Famalicão, referente a 40% do passe de Pedro Gonçalves.

Quanto a vendas, destaque para o negócio Chermiti, vendido ao Everton por 12,5 milhões de euros. A este valor, contudo, podem vir a somar-se mais 2,5 milhões em objectivos. O Sporting assegurou neste negócio 12,5% de uma mais-valia sobre uma futura venda e ainda o direito de preferência sobre o jogador.

Já o empréstimo de Fatawu ao Leicester rendeu ao Sporting 750 mil euros, com os "foxes" a ficarem com uma "opção de compra que se pode tornar obrigatória mediante objectivos definidos" - o valor desta opção de compra é de 17 milhões de euros e será automaticamente accionada se o Leicester subir à Premier League​.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários