Viagem na Cisjordânia (II)

Na Cisjordânia, o que se pede a cada palestiniano é que aceite passivamente as leis e as interdições que lhes são impostas e que permitem a Israel tomar a sua terra, enquanto a desfiguram.

Ouça este artigo
00:00
03:31

Numa área de cerca de 400 quilómetros, existem cerca de 70 postos de controlo espalhados pela Cisjordânia. Cada carro, cada pessoa é uma novidade, mesmo que 30 quilómetros atrás se tenha identificado. É uma verificação constante, destinada a transmitir a certeza de que estamos a ser vigiados. Não nos ocorre sequer dizer a verdade — que viemos entrevistar uma arquiteta e autora que trabalha sobre a preservação da arquitetura palestiniana — na certeza, porém, de que seríamos logo barrados. Somos então um inocente grupo de turistas portugueses, que quer muito fotografar o túmulo de Abraão. E assim, de posto em posto, acabamos por chegar a Hebron.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários