Portugueses criam ferramenta para diminuir os gastos na iluminação pública

O excesso ou a falta de luz na iluminação pública são um problema – assim como a factura da electricidade. Equipa de portugueses desenvolveu um sistema gratuito para ajudar a controlar esses custos.

Foto
Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública é apresentado esta sexta-feira Paulo Ricca/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
05:52

Quando se fala em iluminação pública, é impossível não abordar um problema: o enorme peso que tem nas facturas da electricidade. É com isto em mente, mas também com todos os outros problemas que se têm vindo a observar na iluminação, que foi criada uma plataforma informática para que se evitem os desperdícios da energia nas vias públicas. Esta ferramenta criada por investigadores portugueses na área da eficiência energética é apresentada na conferência “O céu estrelado é para todos!”, esta sexta-feira, no Planetário da Marinha Portuguesa, em Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários