Previstos mais 21 mil pontos para carregar carros eléctricos até 2030

Mobi.e quer acelerar a instalação de pontos de carregamento e calcula que serão necessários 1,5 mil milhões de euros nos próximos 27 anos.

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Proprietários de carros eléctricos dizem que fazem a maioria dos carregamentos em casa tiago bernardo lopes
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Portugal precisa de instalar 76 mil novos pontos de carregamento de veículos eléctricos até 2050 para cumprir as metas ambientais e de mobilidade com que se comprometeu.

A rede nacional tem actualmente 7009 pontos de carregamento e deverá chegar a meio deste século com 82 mil, o que implica acelerar o ritmo de instalação destes equipamentos por todo o território nos próximos 27 anos.

A Mobi.e, empresa pública que gere a rede de carregamento, divulgou esta segunda-feira um estudo que aponta para a necessidade de se investirem 1,5 mil milhões de euros para tornar a mobilidade eléctrica uma opção viável para os automobilistas e para o sector das mercadorias. E, de caminho, para tornar possível alcançar a neutralidade carbónica e a total electrificação da frota de ligeiros de passageiros até 2050. São duas metas que constam do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, aprovado pelo Governo em 2019.

Antes disso há outros compromissos que o país assumiu, como o de ter 15 mil pontos de carregamento em 2025 ou o de ter 36% de mobilidade eléctrica nos veículos ligeiros em 2030. A venda de veículos movidos a gasóleo ou gasolina será proibida a partir de 2035.

Assim, o estudo preconiza a “antecipação para 2025 de cerca de mil postos previstos inicialmente para o período entre 2026 e 2030” e garantir, até ao final da década, a existência de mais de 27 mil pontos de carregamento. Um posto integra, tipicamente, vários pontos de carregamento. A Mobi.e pretende, assim, instalar mais 21 mil pontos nos próximos sete anos.

O estudo calcula que a implantação da rede nestes moldes permitirá poupar 3,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2050, o que corresponde a um benefício económico na ordem dos 1,9 mil milhões de euros.

Segundo o estudo da consultora de mobilidade TIS, os carros eléctricos e híbridos plug-in representam 21% das vendas nacionais de veículos ligeiros em 2023. Portugal está abaixo da média europeia tanto nesse indicador, como no da proporção entre tomadas por cada 1000 habitantes (é de 0,62), mas é o segundo país da União com maior percentagem (39%) de tomadas rápidas e ultra-rápidas.

Os resultados de um inquérito online realizado para este estudo mostram que 73% dos actuais proprietários de veículos eléctricos dizem já ter sentido dificuldades em encontrar um posto de carregamento, sobretudo nas zonas rurais do país e nas cidades pequenas. Estas pessoas afirmam ainda que fazem a maior parte dos seus carregamentos (85%) em casa e não na via pública.

O mesmo inquérito revela ainda que 55% dos entrevistados sem carro eléctrico pretendem comprar um no futuro, mas 44% dizem que o custo de aquisição é o principal entrave a que isso aconteça.

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