Bobby Charlton (1937-2023), sobrevivente e campeão

Morreu aos 86 anos uma lenda do futebol inglês e do Manchester United. Saiu ileso do desastre aéreo de Munique e esteve na equipa que ganhou o Mundial de 1966.

Foto
Reuters/PETER MORGAN
Ouça este artigo
00:00
07:22

Bobby Charlton era filho de um mineiro que nunca quis ser mineiro. Acompanhava ocasionalmente o pai ao trabalho no dia em que ele ia receber o ordenado, mas não iria passar a vida debaixo da terra, como ele. Bobby Charlton iria, isso sim, passar a vida por cima da relva, a marcar golos (marcou muitos) e a ganhar títulos (foi campeão europeu com o Manchester United e mundial com a selecção inglesa), porque o futebol, pela sua própria admissão, “era fácil”. Quase perdeu a vida aos 20 anos por causa do futebol, mas nunca lhe quis mal e nunca lhe virou as costas. “Que grande desporto”, disse numa entrevista ao jornal Guardian em 2006. “O que seria do mundo sem o futebol?”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários