A Europa deve começar a preparar um novo Plano de Investimento Verde

Os Estados cuja dívida pública exceda 60% do PIB, mas cujas finanças sejam sustentáveis, devem poder reduzir a dívida mais lentamente, a troco de um investimento adicional na redução de emissões.

Ouça este artigo
00:00
04:59

Sob a direcção de Ursula von der Leyen, a Comissão Europeia conseguiu fazer avançar a União Europeia para a neutralidade climática. Com o Pacto Ecológico Europeu, a UE estabeleceu objectivos claros e ambiciosos em matéria de clima para 2030 e 2050 e adoptou uma série de medidas legislativas para o conseguir. E embora a pandemia de covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia tenham servido para recordar que a crise climática não era o único grande desafio da Europa, a Comissão manteve o rumo. Centenas de milhares de milhões de euros de fundos verdes da UE foram mobilizados no âmbito do seu plano de recuperação pós-pandemia, o Next Generation EU.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar