O cinema real despertou memórias nos sobreviventes de Vilarinho da Furna

O filme de António Campos sobre a aldeia que ficou submersa por uma barragem, rodado no final da década de 60, foi exibido no sábado às gentes do Gerês. Recordaram-se pessoas, celebrou-se a liberdade.

Foto
Habitantes e forasteiros confrontaram-se, 48 anos depois, com o registo dos últimos 18 meses de uma aldeia: Vilarinho da Furna José Sérgio
Ouça este artigo
00:00
08:15

Foi a preto-e-branco que António Campos ilustrou um modo de viver agora extinto e retratou a contenda entre o orgulho de um povo pelo seu lugar e a opressão de um regime. Este sábado, 48 anos após a conclusão do filme Vilarinho das Furnas, e num mundo a cores, os antigos habitantes do lugar de Vilarinho da Furna, na freguesia de Campo do Gerês, situada na zona nordeste da vila de Terras de Bouro, reuniram-se para ver e aplaudir uma obra que representa a resistência de um povo ainda em luta, a partir do interior do país, para não cair no esquecimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários