Bernardo Silva entre os 12 futebolistas nomeados para o prémio The Best

O argentino Lionel Messi foi o vencedor do troféu em 2022.

Foto
Bernardo Silva Reuters/DAVID KLEIN

O internacional português Bernardo Silva, do Manchester City, está entre os 12 nomeados para o prémio The Best, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do ano, revelou nesta quinta-feira o organismo que tutela o futebol mundial.

O médio, de 29 anos, vai lutar pelo prémio com os colegas de equipa Julián Álvarez, Kevin De Bruyne, Erling Haaland e Rodri, todos campeões europeus pelo emblema britânico, Ilkay Gundogan, que também conquistou a Champions antes de rumar ao Barcelona, Marcelo Brozovic (Al Nassr), Khvicha Kvaratskhelia e Victor Osimhen (Nápoles), Kylian Mbappé (Paris Saint Germain), Lionel Messi (Inter Miami) e Declan Rice (Arsenal).

Na corrida ao The Best feminino, destaca-se na lista de 16 nomeadas Aitana Bonmati, do Barcelona, campeã mundial por Espanha, juntamente com as compatriotas Mapi León, Salma Paralluelo, igualmente do "barça", e Jenni Hermoso, que esteve envolvida em polémica, face ao beijo na boca recebido por Luis Rubiales.

A espanhola Alexia Putellas (Barcelona), vencedora em 2021 e 2022, é a grande ausente.

Para melhor treinador masculino, o catalão Pep Guardiola, que levou o Manchester City à conquista do campeonato inglês, Champions e Taça de Inglaterra, consta no lote de cinco nomes, do qual fazem parte Simone Inzaghi (Inter de Milão), Ange Postecoglou (Tottenham), Luciano Spalletti (Nápoles) e Xavi (Barcelona).

Já para melhor treinador feminino não consta Jorge Vilda, que guiou a Espanha à conquista do Mundial, mas estão na corrida ao ceptro Emma Hayes (Chelsea) e Sarina Wiegman (seleccionadora de Inglaterra), vencedoras em 2021 e 2022, respectivamente, Peter Gerhardsson (seleccionador da Suécia), Jonatan Giraldez (Barcelona) e Tony Gustavsson (seleccionador da Austrália).

Yassine Bounou (Al Hilal), Thibaut Courtois (Real Madrid), Ederson (Manchester City), Andre Onana (Manchester United) e Marc-Andre ter Stegen (Barcelona) concorrem ao prémio de melhor guarda-redes.

Já Mackenzie Arnold (West Ham), Ann-Katrin Berger (Chelsea), Catalina Coll (FC Barcelona), Mary Earps (Manchester United), Christiane Endler (Lyon), Zecira Musovic (Chelsea) e Sandra Paños (Barcelona) vão lutar pelo galardão de melhor guarda-redes feminina.

O período de avaliação dos indicados nas categorias do futebol feminino foi de 1 de Agosto de 2022 a 20 de Agosto 2023, enquanto no futebol masculino, o período de avaliação foi de 19 de Dezembro de 2022 a 20 de Agosto de 2023.

As votações, abertas ao público, vão decorrer até 6 de Outubro, com argentino Lionel Messi, vencedor em 2022, a figurar de novo entre os eleitos.

Sugerir correcção
Comentar