Relações interespécies e a função social dos cães

A função que os cachorros cumprem no espaço público é a de agregadores, no sentido em que contribuem para conter ou fazer regredir uma tendência que a modernidade vem acentuando: o deslaçamento.

Ouça este artigo
00:00
06:37

Saio à rua com o meu patudo Johni e socializo com seis ou sete pessoas, falamos dos hábitos dos nossos companheiros e daí podem desenrolar-se relações edificantes. Porém, se no dia seguinte vou às compras sozinho, torno-me um anónimo desconhecido e as sociabilidades ficam esvaziadas. Sabe-se que a relação dos humanos com os cães dura há milhares de anos, mas não há a certeza se esse processo de evolução derivou de uma segmentação entre esses caninos candidatos a futuros lobos que, por necessidade de sobrevivência, se aproximaram dos humanos, trocando a guerra pela oferta de restos de comida, ou se foram os humanos que, ao domesticarem animais (para trabalho e alimento) precisaram de instrumentalizar os cachorros para sua proteção ou, por exemplo, para ajuda na caça e pastoreio do gado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários