Boa viagem, Mr. Sakamoto, sussurra-lhe este filme

Tal como Bowie, também Ryuichi Sakamoto fez música com o seu ritual de despedida. O filho filmou essa morte: a preto e branco, de forma pudica, gentil, numa obra que teve a sua estreia em Veneza.

Foto
O fim de um trabalho, o fim de um corpo: Ryuichi Sakamoto DR
Ouça este artigo
00:00
05:33

Sobre a curadoria do seu próprio desaparecimento, David Bowie não disse a última palavra. Quer o vídeo de Lazarus, quer o álbum Blackstar, lançado a 8 de Janeiro de 2016, dia do seu 69.º aniversário e antevéspera da sua morte, programaram a música do seu funeral e devolveram aos fãs o teatro que fora a sua carreira. Mas é uma rima lancinante isto de o seu "colega" de Feliz Natal Mr. Lawrence, por quem Bowie se perdia de desejo nesse filme de Nagisa Oshima (1983), ter pensado da mesma maneira, ter organizado o seu ritual de despedida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar