Um mercado dominado pelos milhões sauditas

Os principais clubes da Arábia Saudita têm sido os grandes disruptores das transferências no futebol internacional. Para eles, o mercado ainda não fechou.

Foto
Neymar foi um dos craques que rumou ao futebol da Arábia Saudita neste defeso Reuters/HANDOUT
Ouça este artigo
00:00
05:46

Aquilo que o mercado de transferências nos mostrou nos últimos tempos é que há sempre alguém com os bolsos mais fundos do que os outros. Já muitos assumiram esse papel. O Verão de 2023 ficará para sempre conhecido no futebol internacional como aquele em que um país se tornou no gastador mais importante do futebol mundial. Através do seu fundo de investimento soberano (PIF), e usando quatro dos seus principais clubes, a Arábia Saudita despejou centenas de milhões no futebol para ter “estrelas” e mudar a percepção internacional do país. Em valores de transferências e em salários. Cristiano Ronaldo foi o primeiro e muitos foram atrás. E um detalhe que não é desprovido de importância. O mercado pode estar fechado na Europa, mas os clubes sauditas ainda têm mais uma semana para comprar. E tudo o que está escrito neste texto pode ficar desactualizado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários