D. Diogo de Sousa: “Como é possível quererem municipalizar um museu desta dimensão?!”

Referência na conservação e restauro e no apoio à investigação arqueológica no Norte, e agora enriquecido com uma colecção de nível internacional, o museu de Braga luta pela tutela regional.

Foto
Alexandra Cerveira Lima, directora do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga Jose Sergio / PUBLICO?
Ouça este artigo
00:00
11:40

Se a intenção do Ministério da Cultura de municipalizar vários museus até agora geridos pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) tem sido unanimemente criticada pelos autarcas envolvidos e pelos directores dos equipamentos em causa, os protestos públicos contra a tentativa de transferir para a Câmara de Braga a gestão do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa têm assumido uma dimensão que começa a ser difícil ignorar, com sucessivos artigos de opinião nos jornais, pareceres de várias entidades do sector, e uma petição subscrita por quase duas mil pessoas, incluindo dois ex-titulares da Cultura, uma ex-directora-geral do Património Cultural e centenas de arqueólogos, historiadores e outros professores universitários. O PÚBLICO foi tentar perceber in loco o que torna este museu um agente tão insubstituível nas dinâmicas regionais da arqueologia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários