O rio Maior está tingido de vermelho e há denúncias de descargas da indústria do tomate

A proTejo associa “focos de poluição” num afluente do Tejo à “campanha do tomate” que está actualmente em curso. “É a mais pura mentira”, dizem os produtores. Mas há descargas de indústrias.

Foto
A cor que o rio apresenta por estes dias Associação proTejo
Ouça este artigo
00:00
06:00

A associação ecologista proTejo denunciou nesta terça-feira “focos de poluição no leito do rio Maior”, no concelho ribatejano com o mesmo nome, especialmente na freguesia de São João da Ribeira. Factos que, dizem, são “coincidentes com o início da campanha do tomate" e que acontecem “todos anos desde 1965, o que já foi diversas vezes denunciado”. A presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Tomate (APPT) nega “veementemente” qualquer responsabilidade pela poluição. “É a mais pura mentira. Nós não atiramos nada para o rio. Nada”, garante. A GNR já comunicou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a existência de descargas por parte de uma empresa transformadora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários