Professores reformados no ensino básico e secundário: uma colaboração necessária

Há uma solução que deve ser evitada: a facilitação da formação inicial docente, que pode ser sempre mais simples, mais rápida, mas tendo por preço a menor qualidade e a desvalorização da função.

Ouça este artigo
00:00
02:38

Segundo um estudo da Universidade Nova de Lisboa, de 2021 até 2030 serão necessários 34,5 mil novos professores, estando a ser formados menos de 2 mil por ano. A falta de professores nas escolas será agravada nos próximos anos, com a reforma de muitos milhares de docentes que iniciaram a sua atividade nos anos 80. O impacto negativo da carência de professores nas aprendizagens dos alunos é sublinhado pela mesma equipa de investigadores, no curto e longo prazo – sendo fácil presumir que os jovens de famílias de menores recursos serão os mais penalizados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários