Canoagem: Fernando Pimenta e Teresa Portela rumo à final dos Mundiais

Kevin Santos e Norberto Mourão também avançam para a fase decisiva no Campeonato do Mundo da Alemanha.

Foto
Fernando Pimenta garantiu final com novo triunfo dr

Fernando Pimenta, em K1 1000, e Teresa Portela, em K1 500, apuraram-se esta quinta-feira para as finais do Campeonato do Mundo de Canoagem, na Alemanha, com Kevin Santos, em K1 200, e Norberto Mourão, em VL2, a avançarem igualmente para a fase decisiva.

"É um balanço muito positivo. Em 15 provas, apenas numa não chegámos às meias-finais. Garantimos também algumas finais e todos os objectivos que tínhamos delineado continuam em aberto", regozijou-se Ricardo Machado, vice-presidente da federação de canoagem para o alto rendimento, em declarações à Lusa.

Em busca das seis vagas olímpicas atribuídas na final, Pimenta e Portela mostraram classe, abrindo boas perspectivas para consumarem em Duisburgo o objectivo para Paris 2024.

Pimenta, bronze em Tóquio 2020, liderou a sua série do primeiro ao último metro, impondo-se em 3m28,097s, batendo o sueco Matin Nathell.

No sábado, Fernando Pimenta, vice-campeão do mundo, tentará (às 11h11, hora de Portugal continental)​ manter a tradição de medalhas internacionais.

Ciente de que havia apenas três vagas para a final, com a neozelandesa campeã olímpica Lisa Carrington a reduzir a margem para as restantes atletas, Teresa Portela garantiu o segundo lugar, a cerca de segundo e meio da vencedora, e com uma margem superior a meio segundo para a sérvia Milica Novakovic. No sábado, Teresa Portela compete na pista 3, com a final a realizar-se às 11h21.

Kevin Santos não pôde defender este ano o título europeu de 2022 em K1 200 metros - conquistado pelo companheiro de equipa Messias Baptista -, mas vai ter a oportunidade de conquistar um inédito pódio mundial, depois de se ter apurado no terceiro lugar da meia-final.

Igualmente em distância olímpica, as jovens Inês Penetra e Beatriz Fernandes (C2 500) não conseguiram acompanhar o ritmo de China, Cuba e Alemanha, terminando na quinta posição, que dá acesso à final B.

A dupla vai ter, na fase de repescagem continental, em 2024, na Hungria, mais dois "bilhetes" para aceder a Paris.

Fora do programa olímpico, Kevin Santos cumpriu a prova de K1 200 em 34m334s, tendo sido batido pelo espanhol Carlos Garrote e pelo georgiano Badri Kavelashvili.

Na canoagem adaptada, Norberto Mourão ficou em segundo lugar, superado pelo húngaro Robert Suba. No sábado compete na pista 2, com seis vagas em jogo.

"Sexta-feira vai ser um dia extremamente importante, com seis meias-finais e a possibilidade de garantir algumas finais importantes, como os K4 500. Se o conseguirmos, boa parte dos nossos objectivos fica desde já cumprida", completou Ricardo Machado.

Os K4 500 João Ribeiro, Messias Baptista, Kevin Santos e Emanuel Silva e Francisca Laia, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Maria Rei têm como única hipótese de qualificação olímpica o Mundial, pelo que atingir a final é fundamental.

Sugerir correcção
Comentar