Vinte médicos e enfermeiros tiveram meia hora para salvar Simão, o bebé que não ia conseguir respirar sozinho

Pela terceira vez, no Hospital de Santa Maria fez-se um procedimento Exit. Uma intervenção rara e complexa que permitiu intubar o bebé quando ainda estava ligado à placenta.

Uma “equipa de anjos sem asas” salvou o bebé Simão Nuno Ferreira Santos, Ana Maia, Joana Gonçalves
Ouça este artigo
00:00
12:51

“Estás a sonhar, não é? Pois, estamos a sonhar. Se calhar, estamos com frio”, diz Célia, enquanto puxa uma pequena manta azul e amarela para embrulhar o filho que está ao colo. Por enquanto, a sala 7 do oitavo piso do Hospital de Santa Maria (Lisboa), onde está o internamento de cirurgia pediátrica, é a casa de Simão e de Célia. Já não faltará muito para o bebé ter alta — precisa de aprender a mamar sem se cansar — e juntar-se ao pai e ao irmão Isaac de sete anos que ainda só conhece o “mano mais novo” por videochamada. Esta é a história de Simão e a dos seus “anjos sem asas”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários