Navios da Marinha Portuguesa acompanham mais um navio russo em águas nacionais

A Marinha Portuguesa tem acompanhado vários navios russos nos últimos tempos, na sua passagem ao largo da costa nacional.

Foto
Navio russo no porto de Sines em Março de 2022 TIAGO CANHOTO

A Marinha acompanhou desde quarta-feira a passagem do navio russo "RFS Mercuriy" ao largo da costa continental portuguesa, avançou hoje em comunicado aquele ramo das Forças Armadas.

"O NRP "Figueira da Foz" e o NRP "Dragão" acompanharam e monitorizaram, desde o dia 16 de Agosto, o navio da Federação Russa "RFS Mercuriy", da classe Steregushchiy, que se encontrava a navegar em trânsito ao largo da costa continental portuguesa", revelou a Marinha, em comunicado enviado às redações.

A Marinha recordou que "a monitorização de unidades navais russas decorre da defesa dos interesses nacionais e do exercício da autoridade do Estado no mar" e contribui "igualmente para compromisso de Portugal no esforço colectivo da Aliança na manutenção do conhecimento situacional marítimo".

A Marinha Portuguesa tem acompanhado vários navios russos nos últimos tempos, na sua passagem ao largo da costa nacional. Na semana passada, por exemplo, acompanhou a passagem do navio russo "Kildin".

O caso mais polémico ocorreu em Março deste ano, quando 13 militares do navio Mondego, atribuído à Zona Marítima da Madeira, se "recusaram a cumprir" uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte de Porto Santo, alegando "uma avaria num dos motores".

Sugerir correcção
Comentar