Harry Kane deixou o Tottenham para procurar títulos no Bayern

Avançado de 30 anos transferiu-se para Munique, a troco de mais de 100 milhões de euros. Depois de uma vida em Londres, tenta escrever uma história ganhadora na Alemanha.

Foto
Chegada de Karry Kane a Munique EPA/RONALD WITTEK
Ouça este artigo
00:00
02:52

A carreira de Harry Kane confunde-se com a do Tottenham. Chegou ao clube com 11 anos e por lá ficou durante duas décadas, até este sábado, dia em que foi anunciada a sua transferência para a Bundesliga, concretamente para o Bayern Munique. É o fim de um ciclo e o início de outro, que o avançado inglês espera que seja compensado com títulos.

Os valores do negócio não são oficiais, mas a imprensa britânica e alemã dão conta de uma verba a rondar os 100 milhões de euros (aos quais poderão somar-se mais 15 ou 20 em função de objectivos desportivos). Um montante que, por si só, representa a mais cara contratação da história da Bundesliga batendo os 80 milhões pagos pelo defesa Lucas Hernández, em 2019, também com o Bayern como protagonista.

Aos 30 anos, esta é uma espécie de última janela de oportunidade para um jogador que nunca conseguiu capitalizar com títulos o talento que foi mostrando ao longo dos anos. Consecutivamente o melhor marcador do Tottenham, e por três vezes o máximo goleador da Premier League, Kane falhou sempre as conquistas colectivas, sendo um raro caso de longevidade ao mais alto nível sem troféus relevantes conquistados.

Aquele que foi o melhor marcador do Mundial de 2018 e que tem sido indiscutível no ataque de Inglaterra nos últimos anos, já deixou uma mensagem de agradecimento à estrutura, plantel e adeptos do Tottenham, ao mesmo tempo que se mostrou ansioso por começar a mostrar rendimento em Munique, num clube que (ao contrário dos "spurs") tem somado títulos atrás de títulos.

"Harry Kane não é apenas um reforço para o Bayern, é também uma mais-valia para toda a Bundesliga", assinalou Jan-Christian Dreesen, director executivo do clube, explicando que a contratação do avançado foi um "processo longo", que implicou "tenacidade e perseverança". Algo que se explica pela resistência do Tottenham em vender a jóia da coroa.

Tinha sido assim ao longo dos anos, de resto. Foram muitas (e de diferentes paragens) as abordagens que os londrinos receberam e foram rejeitando todas, na expectativa de construírem uma equipa vencedora a gravitar à volta de Kane. Desta vez, porém, o jogador mostrou-se irredutível, terá rejeitado o cenário de renovação e os dirigentes acabaram por aceder à vontade do goleador de iniciar outro capítulo.

Kane assinou um contrato válido até 2027 e chega a Munique para tentar dissipar o fantasma deixado, há cerca de um ano, pela saída de Robert Lewandowski. Desde então, o Bayern não encontrou um substituto à altura (Müller e Choupo-Moting foram remendando a lacuna), pelo que a chegada do internacional inglês renova a esperança de um avançado capaz de fazer a diferença e de impor a sua presença na área contrária.

Algo a que Harry Kane está já habituado. Foram 280 golos em 435 jogos pelo Tottenham, na mais competitiva Liga da Europa, sendo também o segundo melhor goleador da história da Premier League, só atrás de Alan Shearer. Foram (estão a ser) 58 golos em 84 jogos pela selecção de Inglaterra. Quantos serão na Bundesliga?

Sugerir correcção
Comentar