Querubim Lapa: a pintura da vida da gente humilde

Mais do que um ceramista, Querubim Lapa foi um excelente pintor que, na sua juventude, integrou as fileiras do neo-realismo.

Foto
Ouça este artigo
00:00
08:41

Esta é uma excelente exposição que poderia estar em qualquer instituição nacional e, mesmo internacional. Querubim Lapa. Uma Poética Neorrealista, com curadoria de David Santos, resulta sem sombra de dúvida de um trabalho exaustivo de investigação – biográfica, documental, conceptual e plástica e de uma cuidadosa análise de temas, processos e meios, para nos contar uma história surpreendente sobre Querubim Lapa, um dos melhores e mais prolixos ceramistas da segunda metade do século XX: a de que ele foi acima de tudo um pintor, um excelente pintor, com uma obra que em nada fica atrás da dos seus melhores colegas em Portugal. Pelo menos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários