Incêndios em Maui: o “apocalipse” atinge o paraíso havaiano

Os incêndios florestais mataram pelo menos 36 pessoas e devastaram grande parte da cidade turística de Lahaina, na ilha havaiana de Maui, na quarta-feira.

 

Na quarta-feira (9 de Agosto), as pessoas evacuadas nos incêndios florestais no Havai descreveram cenas "apocalípticas" e disseram que estavam a rezar pela segurança dos outros, depois de as chamas provocadas pelos ventos de um furacão distante terem causado várias dezenas de mortes e devastado partes da ilha de Maui.

Vários bairros ficaram totalmente destruídos pelo fogo e a parte ocidental da ilha, incluindo a zona turística de Lahaina, ficou praticamente isolada, com apenas uma auto-estrada aberta, enquanto as autoridades falavam de uma devastação generalizada.

"Acabámos de sofrer a pior catástrofe que alguma vez vi. Toda a cidade de Lahaina está reduzida a cinzas. É como um apocalipse", disse Mason Jarvi, residente em Lahaina, que escapou da cidade.

A causa dos incêndios em Maui ainda não foi determinada, mas o Serviço Nacional de Meteorologia disse que os incêndios foram alimentados por uma mistura de vegetação seca, ventos fortes e baixa humidade.

As autoridades disseram que os ventos do furacão Dora atiçaram as chamas em todo o estado. A tempestade estava a cerca de 860 milhas (1380km) a sudoeste de Honolulu a partir das 11h locais (22h em Lisboa), informou o Centro Nacional de Furacões.