Mangala regressa a Portugal para representar o Estoril

Defesa-central assinou por um ano e vai voltar a competir na Liga portuguesa depois de ter trocado o FC Porto pelo Manchester City.

Foto
Mangala assinou até ao final da época com o Estoril dr

O Estoril anunciou esta segunda-feira a contratação do central francês Eliaquim Mangala, que se encontrava sem clube, tendo o jogador assinado por uma temporada com o emblema da I Liga portuguesa.

O experiente defesa, de 32 anos, notabilizou-se ao serviço do FC Porto, onde chegou em 2011, proveniente dos belgas do Standard Liège, e pelo qual conquistou dois campeonatos e três supertaças de Portugal, antes de protagonizar uma transferência milionária, em 2014, para os ingleses do Manchester City, pelos quais arrecadou um campeonato e duas taças da Liga de Inglaterra.

Mangala encontrava-se há mais de um ano sem competir, tendo a sua última experiência profissional tido lugar no Saint-Étienne, da Liga francesa, na qual alcançou um golo em 15 jogos realizados.

Este acordo reforça a aposta para 2023-24 do Estoril, que soma seis contratações já anunciadas - além de Mangala, os "canarinhos" apresentaram os médios Alex Soares, Jordan Holsgrove e Rafik Guitane, além dos avançados Heriberto Tavares e Alejandro Marqués.

Mangala concretiza o regresso ao futebol português nove anos após ter representado o FC Porto, procurando relançar a carreira num plantel que conhecerá mais aquisições nos próximos dias. O defesa-central francês junta aos troféus conquistados no FC Porto e no Manchester City, um campeonato da Bélgica (2008/09, com Laszlo Bölöni), uma Taça (2010/11) e duas Supertaças belgas (2008 e 2009).

Oito vezes internacional pela França, Mangala representou, igualmente, os espanhóis do Valência (2016/17): primeiro por empréstimo dos ingleses - que o cederam ainda ao Everton, em 2017/18 - e depois (2019 a 2021), antes de rumar à Ligue 1 para jogar no Saint-Étienne.

Depois de ter conseguido o acesso à fase de grupos da Taça da Liga, os comandados de Álvaro Pacheco preparam a jornada inaugural da I Liga, com a deslocação a Arouca, no domingo (20h30).

Sugerir correcção
Comentar