No Kosovo, 100 novos graffiti dão cor à selva de betão que é Pristina

Um festival de três dias recebeu mais de 100 artistas de 28 países que cobriram 2000 metros quadrados de muro de uma cidade conhecida por ser cinzenta.

Foto
Swalt, da Suíça, pinta um mural no âmbito do festival de graffiti Meeting of Styles em Pristina, capital do Kosovo Reuters/FATOS BYTYCI

Conhecida como a capital do betão, Pristina está a tentar revitalizar a sua imagem cinzenta e monótona com graffiti vivos nas paredes e nos edifícios, ajudando a transformar os espaços públicos em áreas mais convidativas e vibrantes. Mais de 100 artistas de 28 países cobriram 2000 metros quadrados de paredes na Rruga B (Rua B) da cidade num festival realizado nos últimos três dias.

Esta rua divide os antigos edifícios comunistas a oeste e os novos edifícios a leste, que têm todos uma coisa em comum: pouco espaço para utilização pública e uma abundância de betão. "Quando se vê o betão, parece que ainda está em construção", disse Agon Xhelili, organizador do festival Meeting of Styles Kosovo. "Quando os artistas vêem estes locais dizem: 'caramba, este é o melhor sítio para pintar'."

A organização sem fins lucrativos com o mesmo nome, Meeting of Styles, foi criada em meados dos anos 90 na Alemanha, apoiando artistas autorizados a pintar legalmente milhares de metros quadrados de áreas abandonadas. Desde a sua criação, já organizou mais de 400 eventos como o de Pristina, ajudando milhares de artistas em todo o mundo.

REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
REUTERS/FATOS BYTYCI
Fotogaleria
REUTERS/FATOS BYTYCI

Daniel Sharon, um artista de Londres que participou no evento com o irmão, estava a pintar motivos de um filme de terror a preto e branco dos anos 50, A Criatura da Lagoa Negra. "Penso que seria muito positivo (visualmente e para o turismo) se permitissem mais murais de arte pública", disse Sharon.

Após o fim da guerra no Kosovo em 1999, o país dos Balcãs assistiu a um boom na construção, embora o governo tenha dito que mais de 70% de todos os apartamentos e casas foram construídos sem aprovação oficial. O governo prometeu legalizar a maior parte delas.

Sugerir correcção
Comentar