Marcelo congratula-se com avanço da candidatura de Vila Viçosa à UNESCO

O processo de candidatura do município alentejano a Património Mundial foi reformulado depois de a anterior versão ter sido reprovada.

Foto
Vila Viçosa DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se este domingo com o avanço da candidatura de Vila Viçosa, no distrito de Évora, a Património Mundial da UNESCO.

"Estou optimista quanto à possibilidade de ser uma das candidaturas mais rápidas a avançar e, porventura, a ser apreciada depois pela UNESCO", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas em Vila Viçosa.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido esta manhã nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e por outras individualidades da região, tendo-lhe sido apresentada a candidatura.

Durante a sessão, o autarca alentejano afirmou que a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) "é o grande objectivo estratégico" para o município.

O processo de candidatura, agora liderado pelo arquitecto Nuno Lopes, foi reformulado depois de a anterior versão ter sido reprovada pela comissão nacional do organismo. Nas declarações aos jornalistas, o Presidente da República disse ter ficado "muito satisfeito pelo avanço da candidatura", considerando que "o dossiê tinha méritos e ganhou mais méritos nesta reformulação".

"É uma ideia antiga que eu acompanhei desde o início, quando era presidente da Fundação da Casa de Bragança e que deu passos muito positivos", assinalou. A candidatura de Vila Viçosa à UNESCO começou a ser preparada em 2001.

O presidente do município aproveitou a ocasião para desafiar Marcelo Rebelo de Sousa a escolher Vila Viçosa para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2025, mas o chefe de Estado remeteu para o próximo ano a divulgação do local escolhido.

"Eu já defini critérios. Há-de ser no Sul, depois de ter sido no Norte e de já ter sido anunciado para o próximo ano no Centro, e há-de ser no interior e não numa capital de distrito ou de uma diocese", adiantou Marcelo. Segundo o Presidente, a divulgação do local escolhido para as comemorações vai ser feito por volta do "10 de Junho do ano que vem ou logo a seguir".

Sugerir correcção
Comentar