As Wiki Editoras organizam nova maratona de edição na Wikipedia: biografias de artistas trans negras

Organizado pelo Wiki Editoras LX, o evento convida a criar perfis na Wikipedia para artistas trans negras. A maratona de edição acontece em Lisboa a 29 de Julho.

Foto
Editatona 8M Artivismo Juntas Editamos a Wikipédia de 2020 Contaminadas/Wikimedia Commons
Ouça este artigo
00:00
01:12

O grupo Wiki Editoras LX tem uma nova missão: a Editatona Transnarrativas Negras. A 29 de Julho, com a curadoria de Lolo Arziki, cineasta e activista pelos direitos LGBTQI+, o plano é “colocar no roteiro de pesquisa e visibilidade da Wikipédia biografias de artistas trans negras notáveis”.

A maratona vai realizar-se na sede da cooperativa Penha SCO, em Lisboa, das 11h às 16h. O evento é gratuito, contudo o número de lugares é limitado e por isso requer inscrição. A actividade inclui o almoço, coffee break e cuidados infantis para participantes que tenham crianças.

Para participar não é preciso ter experiência prévia de edição na Wikipedia já que a actividade fornece formação e ajuda no processo. É, no entanto, necessário que os participantes levem os próprios computadores.

Esta não é a primeira Editatona organizada pelo Wiki Editoras LX. Desde 2019, o grupo organiza estas maratonas para criar, melhorar e ampliar artigos da Wikipedia em português com um foco em mulheres, priorizando a “população lusófona, negra, indígena, migrante e LGBTQI+".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários