Há uma leoa à solta em Berlim. Moradores aconselhados a não sair de casa

Moradores dos distritos de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf foram aconselhados a não sair das suas habitações. O alerta para a presença do animal foi recebido por volta da meia-noite.

pet,p3,animais,berlim,
Fotogaleria
Há uma operação policial, que envolve um helicóptero e câmaras termográficas, em Berlim para encontrar a leoa Reuters/ANNEGRET HILSE
pet,p3,animais,berlim,
Fotogaleria
Reuters/ANNEGRET HILSE
pet,p3,animais,berlim,
Fotogaleria
Reuters/ANNEGRET HILSE

A polícia de Berlim alertou esta quinta-feira a população para a presença de uma suposta leoa num subúrbio do sudoeste da capital alemã. Pelo que se sabe até agora, o animal está à solta pelas ruas. Moradores dos distritos de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf foram aconselhados a não sair das suas habitações e a manter animais de estimação dentro de casa.

A polícia, que acredita que o felino é um animal de estimação que fugiu, foi alertada pela primeira vez por volta da meia-noite, por duas pessoas que filmaram com o telemóvel imagens do que parecia ser um javali e um leão a perseguirem-se um ao outro. Não foi encontrada qualquer carcaça de javali.

A operação policial começou durante a noite, com dois helicópteros mobilizados, e foi ampliada nas primeiras horas desta quinta-feira, quando cem agentes começaram a caçar o animal, disse um porta-voz da polícia em Brandemburgo, o estado pouco povoado em redor da capital alemã. "Actualmente, estamos a trabalhar com a suposição de que o animal é uma leoa", disse o porta-voz à Reuters.

As autoridades acreditam que o felino selvagem pode estar a dormir numa das muitas florestas com lagos em Brandemburgo. "Recomendamos às pessoas que não saiam de casa para passear e, sobretudo, que não façam jogging na floresta", disse Michael Gruber, presidente da câmara de Kleinmachnow, um município na fronteira sudoeste de Berlim, onde o animal foi avistado pela primeira vez.

Os grupos de defesa dos direitos dos animais criticaram os sucessivos governos por não terem proibido a prática de manter animais selvagens como animais de estimação. "Nas últimas duas décadas, têm-se registado repetidos casos de fuga de grandes animais de casa e de circos", afirmou Peter Hoeffken, da PETA. "Apesar dos inúmeros avisos, os políticos não conseguiram proibir a posse de animais selvagens exóticos."

A emissora pública RBB avançou que a operação policial também incluía câmaras termográficas e que está ainda a ter ajuda de uma corporação de bombeiros. O porta-voz da polícia de Brandemburgo referiu que o alerta para a presença do animal foi recebido por volta da meia-noite e que, no início, o corpo policial pensou que se tratava de uma brincadeira.

Durante a madrugada, a polícia de Berlim tinha dito no Twitter que a área em alerta máximo incluía o extremo sul da capital alemã.

O escritório federal de protecção civil da Alemanha emitiu um aviso aos habitantes locais aconselhando-os também a manter qualquer animal de estimação dentro de casa.

Questionado sobre a origem do animal selvagem, o porta-voz da polícia disse não ter ainda essa informação, mas que uma série de locais na região poderiam ter uma leoa, como é o caso de jardins zoológicos e circos. No entanto, nenhum destes locais relatou ainda o desaparecimento de qualquer animal.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários