Adoecer no Algarve? O Verão é “só um pouco mais caótico” do que o Inverno

Reportagem Estado da Nação. Albufeira em Agosto chega a ter meio milhão de pessoas. O Centro de Saúde está preparado para receber apenas 40 mil.

Foto
Servico de Urgência Básica de Albufeira funciona em instalações antigas Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
10:13

Chega o Verão, quando o país mergulha no Algarve, e acende-se o sinal vermelho nos hospitais e centros de saúde. “É só um pouco mais caótico do que sucede durante os meses de Inverno”, ironiza Pamela Lima, no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira. A jovem mãe acompanha o filho de 15 meses, queixando-se de uma conjuntivite. Na triagem, atribuíram-lhe pulseira verde, prenúncio, refere, de que vai passar a hora do jantar sem que a criança seja observada por um médico. “Da última vez que cá estive, por uma situação semelhante, depois de esperar até à meia-noite, desisti. Voltei no dia seguinte.” Albufeira tem uma população de 40 mil habitantes, mas, no pico de Agosto, salta para 500 mil, e não há sistema de saúde que resista.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários